sábado, fevereiro 18, 2012

Senai prorroga inscrições para curso da Petrobras


As inscrições dos cursos de qualificação profissional do Programa de Mobilização Nacional de Petróleo e Gás Natural (Promimp), que encerrariam nesta semana, tiveram de ser prorrogadas pela Petrobras e Sebrae por conta da baixa adesão em Três Lagoas e região.

Segundo Algemiro Munhoz Calistel Filho, do CetecSenai Três Lagoas, ao todo, o programa visa qualificar 860 pessoas nos cursos gratuitos de armador, carpinteiro, eletricista, encanador, pedreiro e pintor. As vagas são distribuídas entre Três Lagoas (400), Brasilândia (160), Selvíria (100), Bataguassu (100), Água Clara (100).

Entretanto, até ontem, apenas uma média de 140 a 150 vagas haviam sido preenchidas em Três Lagoas. A situação é semelhante à enfrentada pelo Senai em 2008, quando a Fibria – até então Votorantim Celulose e Papel (VCP) – precisou qualificar mão-de-obra local para construção da unidade. “A Fibria também passou por isto. Mas há algumas diferenças. Naquela época, os índices de desemprego eram altos. Hoje, a realidade é outra: boa parte da população está trabalhando”, completou Algemiro.

Entre os cursos com maior número de vagas disponíveis, estão: Carpinteiro, com 100 vagas (algumas já preenchidas); armador, com 120 vagas (maioria disponível) e pedreiro, com 80 vagas. Até o momento apenas o curso de eletricista, com 20 vagas, está totalmente preenchido. Enquanto que o de encanador (20 vagas) possui poucas em aberto.

O coordenador ressaltou que boa parte dos inscritos é jovem: com idade entre 18 e 30 anos e de pessoas que já atuam na área, ou tiveram algum contato com a profissão e buscam qualificação. Além disto, o número de mulheres inscritas também surpreende. Do total de inscritos uma média de 35% é do sexo feminino. “Já vem sendo normal esta procura. Algumas mulheres são donas de casa e agora tem interesse por este tipo de trabalho. Depois do Pereirão, as mulheres viram que podem trabalhar na área de manutenção”, completou.

BOLSA

Como forma de incentivo aos interessados, Algemiro lembra que os inscritos que forem aprovados no teste receberão uma bolsa de pouco mais de R$ 300,00 ao mês. A bolsa é destinada aos aprovados na prova de coeficiência e que comprovem 80% de frequência no curso. “Os benefícios do curso são muitos: os estudantes vão sair qualificados pelo Senai. Serão capacitados em um projeto de uma empresa de renome nacional e com essa parceria com o governo federal para garantir incentivo financeiro. Além disto, as chances de sair já empregado, ou por uma terceirizada da Petrobras, ou por qualquer outra indústria é grande. O mercado local está muito aquecido”, completou.
O coordenador não soube precisar números relacionados à carência de profissionais da construção civil em Três Lagoas e região, mas citou o próprio programa da Petrobras como exemplo. De acordo com ele, o número de vagas do Promimp é baseado em estudos relacionados às carências de mão-de-obra local e quais precisariam ser preenchidas.

CURSOS

As inscrições seguem até o dia 28. No dia 3 de março, será realizada a prova de conhecimentos básicos – português e matemática. O nível exigido é até a quarta série do ensino fundamental. “Mas a maior exigência é que tenha um bom aproveitamento na prova”, completa Algemiro. As aulas serão iniciadas no dia 12 de março.

Fonte: http://www.jptl.com.br

Nenhum comentário: