terça-feira, janeiro 10, 2012

Estado do Rio abre mais de 112 mil vagas em cursos profissionalizantes


Com investimento privados e públicos de aproximadamente US$ 18 bilhões e metade dos empregos formais gerados no Brasil no ano passado, o Estado do Rio de Janeiro vem investindo na formação de mão de obra qualificada para acompanhar a demanda do mercado por pessoal capacitado. Na manhã desta segunda-feira (09/01), o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, anunciou a abertura de 112.090 vagas para cursos profissionalizantes da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec).

“Cerca de 60% da população fluminense empregada passou por algum tipo de qualificação e isso mostra a importância do nosso trabalho. Hoje, no estado, há 3,7 milhões de pessoas entre 16 e 30 anos, sendo que 500 mil têm nível superior e outras 700 mil já estão empregadas”, destacou Alexandre Cardoso.

O secretário lembrou ainda que com a oferta de 280 mil vagas de ensino profissionalizante, a média é de uma pessoa especializada a cada 10. De acordo com Cardoso, com esses números em 2014 não se ouvirá mais falar de “apagão de mão de obra” no Rio de Janeiro.

Dentro desse total de 112.090 vagas, estão as 3.960 vagas para cursos oferecidos em Faetecs Digitais — polos de acesso gratuito à internet –, que oferecem formação em informática. Esta é a maior oferta de vagas para educação profissional da história da Faetec. Os cursos são oferecidos pelos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) e Centros de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Ceteps) localizados em todas as regiões do Estado, além de outras unidades da Faetec. O Secretário está confiante de que não faltará mão de obra qualificada no Rio de Janeiro.

Os CVTs oferecem cursos seguindo a vocação econômica de cada região e já existem 31 unidades no estado, com mais de 80 cursos. Já os Ceteps, com 58 unidades e 156 cursos, são os responsáveis pela maior oferta de vagas da Rede Faetec.
Todos os alunos matriculados em cidades que possuem o sistema de bilhetagem eletrônica vão receber o Rio Card para o pagamento das passagens do trajeto de suas residências até a unidade da Faetec.

Inscrições

As inscrições começam na terça-feira, 10 de janeiro, e seguem até o próximo dia 30, somente pela internet, pelo site www.faetec.rj.gov.br/sca. Quem não tiver acesso à rede pode procurar qualquer unidade da Faetec Digital, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. Monitores e funcionários irão auxiliar em todo o processo. É necessário estar com o CPF (do próprio candidato) e com o comprovante de residência para confirmar o CEP para efetivar a inscrição.

O sorteio das vagas será no dia 31 deste mês. A lista dos sorteados será divulgada no dia 1º de fevereiro e as matrículas devem ser feitas até o dia 17 de fevereiro. As aulas começam dia 27 de fevereiro e até 6 de março haverá a reclassificação das vagas remanescentes.

Os sorteados deverão comparecer à unidade escolar do curso para o qual foi sorteado levando certidão de nascimento ou casamento, documento de identidade, CPF, comprovante de residência (conta de luz, água ou telefone) e comprovante de escolaridade, conforme o pré-requisito do curso pretendido. O candidato que não comprovar as informações solicitadas no ato da matrícula terá sua inscrição cancelada.

Fonte: Monte Castelo Ideias

Nenhum comentário: