terça-feira, dezembro 11, 2012

Petrobras vê FPSO Cidade de Itajaí produzir só em 2013


O diretor de Abastecimento da Petrobras, José Carlos Cosenza, declarou nesta segunda-feira que o FPSO (sigla em inglês para unidade flutuante que produz e armazena petróleo) Cidade de Itajaí iniciará produção apenas em 2013. A embarcação, que pegou fogo durante teste de mar em Cingapura, deveria produzir a partir de outubro, mas depois do acidente o cronograma havia sido postergado para o fim de dezembro.
O comentário foi feito por Cosenza durante apresentação para executivos do setor químico, reunidos em evento anual da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim). Na palestra, ele comentou que a unidade chegaria de Cingapura apenas no início de fevereiro do próximo ano.
A FPSO Cidade de Itajaí tem capacidade para processar 80 mil barris por dia (bpd) de petróleo e 2 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural, e atenderá a área de Baúna e Piracaba. O pico da produção no local estava previsto inicialmente para janeiro de 2014.
A unidade era apontada como o segundo novo grande sistema a produzir neste ano. O primeiro foi o FPSO Cidade de Anchieta, cuja produção começou em agosto passado. A unidade tem capacidade para produzir 100 mil barris diários de petróleo e deverá atingir o pico de produção em março de 2013. Atualmente, segundo Cosenza, a unidade opera com capacidade de 65 mil barris diários de petróleo processados.
Fonte Estadão por André Magnabosco

Nenhum comentário: