sexta-feira, dezembro 07, 2012

Condições de rodadas de blocos exploratórios em 2013 estão dadas

O secretário de petróleo e gás do Ministério de Minas e Energia (MME), Marco Antonio Martins Almeida afirmou que a publicação, na segunda-feira, da Medida Provisória 592 criou condições para realizar a 11ª rodada, em maio
 
Belo Horizonte (MG) - O secretário de petróleo e gás do Ministério de Minas e Energia (MME), Marco Antonio Martins Almeida, reafirmou a confiança do governo na realização de duas rodadas de blocos exploratórios de petróleo e gás em 2013.
“Em nosso entendimento, todas as condições para que as rodadas aconteçam estão colocadas, tanto a 11ª rodada, em maio, como a primeira rodada do regime de partilha, em novembro”, disse Almeida ao abrir, na noite de ontem, o 9º Encontro Nacional do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás (Prominp), em Belo Horizonte (MG).
Almeida afirmou que a publicação, na segunda-feira, da Medida Provisória 592 criou condições para realizar a 11ª rodada, em maio, que estava pendente de uma solução sobre a nova distribuição dos royalties entre os Estados. Um dos principais pontos da MP 592 é a destinação para educação dos royalties recolhidos em futuros contratos de produção de petróleo sob o regime de concessão.
“A presidente sancionou o projeto de lei [sobre os royalties] aprovado pelo Congresso com alguns vetos fundamentados na inconstitucionalidade, o que o Congresso entende que não existe. Mas o governo entende que os itens vetados tinham vícios de inconstitucionalidade”, afirmou o secretário.
Almeida disse que a realização das rodadas em 2013 terá impactos positivos sobre a indústria de bens e serviços ligada ao petróleo. “Isso [as rodadas] tem impacto na indústria uma vez que vamos ter blocos ofertados que terão desenvolvimento de atividades exploratórias, ocorrerão descobertas e elas vão implicar na colocação de pedidos para plataformas, equipamentos, bens e serviços de forma geral. Estávamos desde 2008 sem fazer rodada e acreditamos que, em 2013, faremos as duas rodadas previstas.”
 

Nenhum comentário: