quinta-feira, novembro 08, 2012

Sebrae e Petrobras firmam acordo para aproximar centro de pesquisa de MPE

Iniciativa é a terceira entre o Sebrae e o Cenpes e engloba empresas do setor de petróleo e gás.

SÃO PAULO – As micro e pequenas empresas de base tecnológica nos 17 estados em que o Sebrae desenvolve projetos de petróleo e gás terão acesso ao resultado de pesquisas realizadas por oito das 49 redes temáticas ligadas ao Cenpes (Centro de Pesquisa da Petrobras), que fica na capital fluminense.

Essa é a base do terceiro convênio firmado entre o Sebrae com o Cenpes e a iniciativa é um dos desdobramentos da parceria entre a instituição de apoio as MPEs e a Petrobras, iniciada em outubro de 2004.

“Esse projeto representa um salto de qualidade, pois permite entender o que o pesquisador está realizando e traduzir isso para as MPE, sempre com foco na geração de negócios”, explica o coordenador nacional de Petróleo e Gás do Sebrae, Gustavo Reis.

Inovação

As redes escolhidas são formadas por universidades e institutos de ensino e já possuem trabalhos em estágio avançado e que podem gerar produtos e serviços inovadores e adequados às demandas do mercado.

“As bases desse convênio são ambiciosas e inovadoras. Representam muito para os empreendimentos de pequeno porte, que precisam do engajamento de instituições e empresas âncoras”, diz o gerente de Desenvolvimento Industrial do Sebrae do Rio de Janeiro, Renato Regazzi.

Segundo ele, o acesso ao crédito também é importante e para otimizar ainda mais os resultados. O Sebrae está desenvolvendo produtos customizados com a Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil e a agência de fomento estadual Investe Rio.

A base do convênio é o projeto-piloto de transferência de conhecimento e começou no Rio de Janeiro no segundo semestre de 2011. O Cenpes apresentou tecnologias emergentes voltadas, por exemplo, para monitoração, controle e automação de poços para que as MPE pudessem criar serviços ou produtos.

Fonte: InfoMoney (Por Edilaine Felix)

Nenhum comentário: