sexta-feira, novembro 02, 2012

Lucro da Shell fica acima das previsões, mas produção sofre

A Shell registrou um lucro líquido baseado no custo atual de abastecimento (CCS) de 6,1 bilhões de dólares, queda sobre os 7,2 bilhões de um ano atrás
 
Londres - A Shell, segunda maior companhia petrolífera do mundo e vista como dona de alguns dos melhores ativos de produção no setor, apresentou nesta quinta-feira um cenário de produção menor no terceiro trimestre, parecido com o de outras companhias do setor.
Os lucros vieram acima das expectativas graças à força temporária nas margens de refino, mas isso mascarou um fraco trimestre em termos de indicativas para o longo prazo das maiores companhias de petróleo do mundo.
Desconsiderando os encargos baseados em baixas contábeis por baixos preços de gás nos EUA, mudanças fiscais no Reino Unido e outros fatores, o resultado foi de 6,6 bilhões de dólares, acima das previsões de analistas, de 6,3 bilhões, com margens de refino melhores do que as esperadas.
A suspensão da produção na Nigéria devido a falhas de segurança no país contribuiu para uma queda de 5 por cento na produção global líquida. A produção de gás caiu 4 por cento.
Mesmo levando esses fatores em conta e outros eventos não recorrentes, a produção de petróleo e gás da Shell cresceu apenas 1 por cento. A luta pelo crescimento da produção tem sido um destaque na temporada de resultados do terceiro trimestre para as principais petrolíferas, até agora.
A companhia disse que os encargos líquidos no trimestre foram de 432 milhões de dólares, que também inclui 134 milhões de dólares em "disposições legais e ambientais", contra um ganho líquido de 245 milhões de dólares na comparação anual.
Fonte: Reuters

Nenhum comentário: