sábado, novembro 03, 2012

Fluidos de perfuração


O fluido de perfuração tem como um dos objetivos principais o controle primário do poço. Se a pressão exercida por ele se tornar menor que a pressão da formação, o controle primário do poço poderá ser perdido. Além de determinar as pressões no interior do poço, o fluido de perfuração tem as funções de remover os cascalhos debaixo da broca; carrear os cascalhos até a superfície; manter os cascalhos em suspensão; evitar o fechamento do poço; e resfriar e lubrificar a broca e a coluna de perfuração.
Os fluidos de perfuração podem ser líquidos, gasosos ou mistos (mistura de líquido e gás). Os fluidos de perfuração líquidos podem ser a base água, que são os mais comuns, ou a base óleo (diesel ou sintético), que são utilizados em situações especiais. Os gasosos podem ser o nitrogênio, o ar ou o gás natural. Os mistos podem ser névoas, espumas ou fluidos aerados, a depender da concentração da fase gasosa na mistura. Outros tipos de fluidos podem estar presentes no poço durante as operações realizadas no poço. Os mais comuns são as pastas de cimento durante as operações de cimentação primária e secundária e os fluidos de amortecimento que normalmente não possuem sólidos em suspensão.
 
Pressões no sistema sonda-poço

Uma maneira eficaz de se entender o comportamento das pressões existentes no interior de um poço é utilizar o conceito de tubo em "U" onde o interior da coluna de perfuração representa um ramo do tubo enquanto que o espaço anular representa o outro. Em condições estáticas, a pressão a montante dos jatos da broca (interior da coluna) é igual à pressão a jusante (espaço anular) deles.
 
No caso de unidades flutuantes, durante a circulação do
kick, as perdas de carga por fricção que ocorrem no interior da linha do choke devem também ser acrescidas à pressão de bombeio e como conseqüência agirão na sapata do último revestimento assentado. Em situações de águas profundas, estas perdas de cargas podem ser expressivas devido ao longo comprimento da linha do choke, tornando assim a operação de circulação do kick para fora do poço crítica por causa dos baixos gradientes de pressão de fratura encontrados nessas situações. Para minimizar o problema, durante a circulação do kick, as perdas de cargas por fricção na linha do choke são compensadas por um aumento adicional na abertura do choke.
 
Fonte: Curso Controle e Poço.

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