sábado, outubro 27, 2012

Shell inicia 2ª fase de produção no Parque das Conchas em 2013

Equipamentos para a nova etapa já foram entregues e deverão ser instalados em águas profundas ainda este ano

Rio de Janeiro (RJ) - A Shell iniciará no segundo semestre de 2013 a produção e petróleo da fase II do bloco BC-10, no Parque das Conchas, na Bacia de Campos.

Segundo o presidente da companhia no Brasil, André Araújo, a empresa já estuda uma terceira fase de produção no campo, ainda sem data para começar. Os equipamentos para a segunda etapa já foram entregues, testados e serão instalados em águas profundas até o fim deste ano. Duas sondas serão utilizadas na operação da segunda etapa do BC-10.

Além de uma unidade da Nobel, já utilizada pela Shell em exploração e produção no Brasil, a companhia receberá em 2013 uma segunda sonda do mesmo fornecedor. Ambas vão atuar na fase II do BC-10. O plano prevê a perfuração de 11 poços, dos quais sete produtores e quatro de injeção. A Shell desembolsará US$ 1 milhão por dia pelo aluguel das unidades (US$ 500 mil para cada uma).

Sigilo. Araújo preferiu não antecipar os volumes de produção estimados para essa segunda fase do Parque das Conchas, onde a Shell produz desde 2003. Atualmente, a produção da Shell no País é de, em média, 80 mil barris de óleo equivalente por dia. Desse total, 50 mil barris saem do Parque das Conchas. No mundo, a multinacional produz 3,2 milhões de barris diários.

Em meados de 2013 a Shell fará a primeira perfuração em seu bloco no Vale do Rio São Francisco, em Minas Gerais, onde dará início à prospecção de gás de xisto (shale gas). A sonda de perfuração para a área está, segundo Araújo, "em contratação" com um operador instalado no Brasil, já que a empresa tem que cumprir exigências de conteúdo local.

Fonte: Agência Estado

Nenhum comentário: