quarta-feira, outubro 24, 2012

Shell está incerta sobre fim de força maior na Nigéria

Nigéria - A Shell disse nesta terça-feira que ainda não pode dizer quando a força maior sobre as exportações de petróleo Bonny e Forcados vai ser suspensa, após problemas com roubos e inundações no Delta do Níger.
A companhia reportou na segunda-feira ter declarado força maior na sexta-feira, devido a fatores incluindo os estragos causados por roubos e inundações que afetaram um terceiro fornecedor. Bonny Light e Forcados são dois dos mais importantes tipos de petróleo da Nigéria, e em outubro eles representaram exportações de 427 mil barris por dia, cerca de um quinto do total das exportações, de 2,048 milhões de barris por dia.
A significativa interrupção ressalta a dimensão do problema de roubo de petróleo, ou "bunkering", como é conhecido na Nigéria, no qual as autoridades dizem que até 20 por cento do petróleo é perdido. Isso também seria a primeira evidência confirmada de um impacto na produção de petróleo pela pior inundação que a Nigéria já teve em cinco décadas. O rio Níger transbordou no mês passado, inundando boa parte da rica região de petróleo.
"A Shell ainda não pode dizer quando a força maior será levantada", disse o porta-voz da Shell, Precious Okolobo, que não quis dar mais detalhes.
Na sexta-feira, a Shell disse que os embarques de Forcados foram afetados por danos causados por supostos ladrões no oleoduto Trans Forcados e no ramal principal de Brass Creek, enquanto os embarques de Bonny foram atingidos por um incêndio em navio suspeito de roubar petróleo, além das inundações.
Fonte: Reuters

Nenhum comentário: