sábado, julho 07, 2012

Wärtsilä recebe encomenda de seis PLVs para a Petrobras

Embarcações devem estar prontas para entrar em operação em 2015.

A Wärtsilä, líder global no fornecimento de motores e prestação de serviços para navios e termoelétricas foi contratada para fornecer soluções integradas de energia para seis navios lançadores de linha (PLV - Pipe Laying Vessel) que estão sendo construídos para operação em águas brasileiras. Os PLVs irão operar para a Petrobras, construindo oleodutos submarinos entre as unidades de produção e o litoral brasileiro. Os seis navios serão construídos por três armadores diferentes, em estaleiros na Holanda, Coreia do Sul e no Brasil.

“Nós fomos selecionados para fornecer para todos os seis navios do edital, para os quais os armadores, estaleiros e até o projeto naval serão diferentes", diz Magnus Miemois, Vice-Presidente Offshore de Ship Power. "Esta é uma realização notável por diversas razões. Em primeiro lugar, é o reconhecimento da experiência da Wärtsilä no fornecimento de soluções integradas confiáveis, eficientes e de alta qualidade. Esses contratos também fortalecem a base instalada da Wärtsilä no Brasil, que é totalmente apoiada pela nossa área de serviços local”.

Escopo de fornecimento -Para a joint-venture formada pela Technip e a Odebrecth Oil & Gas, serão construídos dois PLVs de 550 toneladas de tração, no estaleiro sul-coreano Daewoo. O projeto é da Wärtsilä Ship Design e, para cada uma das embarcações, a empresa fornecerá três thrusters modulares (LMT), dois thrusters retráteis e dois tunnel thrusters (TT). Já para o PLV de 550 toneladas de tração encomendado pela Subsea 7 ao estaleiro holandês IHC Merwede, a Wärtsilä irá fornecer seis grupos geradores W32, três thrusters modulares, dois thrusters retráteis e dois tunnel thrusters.

Outros dois PLVs de 550 toneladas de tração encomendados pela Sapura Crest Petroleum da Malásia, também serão construídos pelo IHC Merwede. Para este projeto, a Wärtsilä irá fornecer seis grupos geradores W32, três thrusters modulares, dois thrusters retráteis e dois tunnel thrusters. Por fim, para o PLV de 300 toneladas de tração que a Sapura Crest encomendou ao estaleiro brasileiro OSX Construção Naval, a Wärtsilä irá fornecer quatro grupos geradores W32, três thrusters compactos (LCT), um thruster retrátil, e dois tunnel thrusters

Perfil da empresa -A Wärtsilä é uma empresa de origem finlandesa, líder global no fornecimento de motores e prestação de serviços para navios e usinas termelétricas. Ao enfatizar a inovação tecnológica e a eficiência, a Wärtsilä maximiza o desempenho ambiental e econômico das embarcações e usinas de energia de seus clientes. Em 2011, as vendas líquidas da Wärtsilä totalizaram cerca de 4,2 bilhões de euros. A empresa, que atualmente tem 18 mil funcionários, opera em 70 países ao redor do mundo.

A Wärtsilä está listada na NASDAQ OMX em Helsinki, na Finlândia. [www.wartsila.com].

A Wärtsilä chegou ao Brasil em 1990, onde emprega 570 funcionários. Opera seu escritório matriz e um centro de serviços no Rio de Janeiro, além de outro centro de serviços em Manaus (AM) e possui presença em outros seis estados brasileiros. A empresa projetou e construiu 25 usinas no país e ultrapassou a marca de 2,4 GW em potência instalada. Na área naval, a companhia tem no Brasil capacidade instalada superior a 800 MW em mais de 200 navios e embarcações.

Nenhum comentário: