sexta-feira, julho 27, 2012

Cientistas russos criam nova tecnologia de prospeção de petróleo

Empresa Geonod diz que sistema é mais eficaz e economicamente vantajosa tanto em terra, quanto no mar, a grandes profundidades

Rússia - Para encontrar os tão almejados poços de petróleo é necessário um grande trabalho preparatório. Uma das etapas iniciais é a prospeção sísmica. A empresa Geonod propõe um método inovador de procura de hidrocarbonetos, sem análogos no mundo, conforme diz à Voz da Rússia o representante da companhia, Evgueni Borissov.

"A nossa tecnologia pode ser aplicada praticamente em quaisquer condições geológicas, incluindo zonas onde as atuais tecnologias não são suficientemente eficazes ou até impotentes, bem como nos casos em que não são vantajosas economicamente. A nossa tecnologia pode ser utilizada a qualquer profundidade: fazemos prospeção sísmica desde a superfície até as profundidades máximas nas quais é feita a extração", explica.

Os pesquisadores da empresa, integrada ao centro de inovação Skolkovo, afirmam que esta é a forma mais eficaz e economicamente vantajosa de fazer a prospeção de hidrocarbonetos quer em terra quer no leito marinho, a grandes profundidades.

Hoje em dia, a prospeção é feita através de dois métodos tradicionais. O primeiro é a prospeção sísmica, com a utilização de “cabos rebocados”. Se trata de cabos com vários quilómetros de comprimento munidos de sensores, que são rebocados pelos navios. Eles recebem os sinais refletidos, que são transmitidos para terra a partir do navio.

Uma outra tecnologia utiliza cabos instalados no fundo do mar. Os cabos são colocados nas profundidades e depois são feitos os respetivos cálculos em função dos dados obtidos. Os dois métodos têm os seus pontos negativos. No primeiro caso, não há grande rigor dos dados, uma vez que são registrados sinais provenientes não só da plataforma mas também do mar em si. O segundo método é mais rigoroso mas implica grandes despesas e muito tempo.

A tecnologia da Geonod não tem nenhum destes inconvenientes, ela é mais simples, mais eficaz e mais segura: a taxa de acidentes e avarias nos equipamentos não supera os 0,01%, sendo consequentemente mais barata do que as tradicionais.

O conjunto de equipamentos da Geonod integra dispositivos de registro autónomos instalados no fundo do mar e que imergem automaticamente. Para além disso, existe ainda um sistema de comando do equipamento, utilizado para resolver várias questões geológicas, bem como equipamentos facilmente instaláveis para colocação dos dispositivos de registro e sua recolha do mar.

Uma outra característica não menos importante é que estes equipamentos podem ser transportados a bordo de qualquer tipo de navio e não apenas de navios de investigação. Isso permite reduzir os custos dezenas de vezes e economizar recursos. No centro de investigação e inovação de Skolkovo, os especialistas da Geonod consideram que "no fundo teve início uma nova era na prospeção de hidrocarbonetos".

O Centro de Skolkovo possui atualmente mais de 500 empresas ligadas à inovação em cinco áreas diferentes: tecnologias IT, biomédicas, eletrotécnicas, espaciais e nucleares. Cientistas russos inventaram uma tecnologia completamente nova de prospeção de petróleo e gás natural no fundo do mar.

Fonte: Portal Terra / Voz da Rússia

Nenhum comentário: