OTC acontece de hoje e vai até 3 de maio em Houston, Texas, USA
Houston (EUA) - Começa nesta segunda-feira (30), em Houston, nos Estados Unidos, a 43ª edição da Offshore Technology Conference (OTC), maior feira mundial de petróleo offshore. Com o tema segurança operacional e novas tecnologias, o evento reunirá cerca de 73 mil visitantes de 40 países e representantes de 2.400 empresas.
A OTC é o principal fórum mundial de debates sobre os desafios tecnológicos e tendências da indústria de óleo e gás e a maior vitrine do planeta para as empresas que participam da cadeia produtiva deste setor. Em sua última edição no ano passado a OTC reuniu cerca de 2.500 expositores de mais de 110 países e a visita de aproximadamente 60 mil pessoas.
As empresas brasileiras terão um lugar especial. O Pavilhão Brasil vai reunir as organizações e entidades brasileiras do setor no evento. Em uma área de 8.500 m², participarão cerca aproximadamente 30 empresas e 8 organizações. Coordenado pela Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP), o Instituto Brasileiro de Petróleo Gás e Biocombustíveis (IBP) e a Agência Brasileira de Promoção de exportações e Investimentos (Apex), o Pavilhão é parte do projeto Oil Brazil, que tem o objetivo de incrementar as exportações e dar maior visibilidade aos fornecedores nacionais de bens e serviços.
Missão brasileira de empresário já está em Houston
Grande parte dos empresários brasileiros que vão participar da OTC, a maior feira de petróleo do mundo, já chegou a Houston. A Bratecc, liderada por seu presidente Ricardo Peduzzi, já tem organizado dois cafés da manhã. Um no dia 1 e outro no dia 2.
São quase 2.500 empresas que trarão as suas novidades para o mercado de óleo e gás mundial. Para os brasileiros, há uma grande diferença este ano. A Petrobrás, que era a única grande operadora mundial a participar da feira com um stand, este ano não vai estar presente. E nem há previsão para vinda da nova presidente da empresa, Graça Foster. Mesmo o tradicional coquetel da emprea, que este ano será realizado na segunda-feira, está sendo organizado com muito comedimento e pouquíssimos convidados, se comparado com aos anos anteriores. Apenas dois nomes de expressão da gerencia executiva Petrobrás no Brasil estão sendo esperados aqui em Houston: Carlos Tadeu, do Cenpes, que teve seu nome indicado para ocupar uma das diretorias da empresa na última reforma na direção da empresa, e Solange Guedes, da Engenharia de Produção. Os dois farão palestras. Tadeu falará sobre a visão do uso do petróleo e gás em 2030 e Solange sobre Tecnologias de ponta da perfuração de poços. O Presidente da Petrobrás América, Orlando Azevedo, muito respeitado no mercado americano, está convidado para moderar uma sessão técnica de debates sobre perfuração e extração.
O espaço deixado pela Petrobrás, foi muito bem aproveitado pelo esforço competente do IBP – Instituto Brasileiro do Petróleo, que conseguiu aumentar o número de empresas brasileiras na OTC. Adriene Khouri e Tatiana Campos, assessores responsáveis pelo funcionamento do Pavilhão Brasil, estão administrando um espaço de 800 metros quadrados para quase 90 empresas brasileiras que estarão presentes.
É a maior participação brasileira na história da OTC. E se o Pavilhão Brasil é grande, o espaço reservado para empresas chinesas é ainda maior em 2012. Cerca de 20 % das empresas participantes, são chinesas, que trarão muitas novidades, como prevê Marcio Buzzani, da Clever, que conhece muito bem este mercado e desenvolve alguns negócios para o Brasil: “ Os produtos chineses estão cada vez melhores. São muitas alternativas. E o melhor é que eles querem fazer parceria com empresas brasileiras para aproveitar a exigência do conteúdo nacional. A OTC deste ano vai mostrar um pouco desta mudança”, conclui Buzzani.
Fonte: Redação com informações Petro
Nenhum comentário:
Postar um comentário