terça-feira, maio 08, 2012

Petrobras diz que vazamento de óleo em Alagoas está controlado

A estimativa é de que 2000 litros de óleo hidráulico tenham sido derramados no mar

Alagoas (AL) - A assessoria de imprensa da Petrobras informou, no último sábado (5), que o vazamento de óleo hidráulico no campo de extração em Paru, a 17 quilômetros da costa de Alagoas, já está controlado.
O incidente ocorreu durante a intervenção de manutenção no poço 4-ALS-39. Embora a companhia ainda esteja avaliando a ocorrência, a estimativa é de que o volume de óleo hidráulico derramado seja de 200 litros. De acordo com a nota divulgada pela estatal, a companhia acionou o plano de contingência logo que verificou o vazamento. Além disso, um rebocador circundou a área sem identificar a presença de óleo.
Histórico do acidente
Embora tenha sido considerado de pequenas proporções, o vazamento de óleo do campo marítimo de Paru, um poço de extração de gás natural da Petrobras, localizado a cerca de 15 quilômetros da costa de Coruripe, no Litoral Sul de Alagoas, deve provocar danos ambientais na região. A afirmação é do presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Adriano Augusto.
Na manhã do dia 03 de maio, ele sobrevoou de helicóptero a costa de Coruripe, na tentativa de constatar a dimensão do vazamento.
“Durante o sobrevoo observamos que a mancha de óleo não está próxima da praia e isso nos deixa um pouco menos apreensivos quanto à proporção dos possíveis impactos, mas é importante considerar que é uma poluição e que ela poderá acarretar danos ao meio ambiente”, disse Adriano Augusto.
Acompanhando do diretor técnico do órgão, Ricardo César, o presidente do IMA disse que a aeronave em que estava chegou a sobrevoar a seis quilômetros da costa e que foi possível visualizar um navio recolhedor de óleo. Adriano Augusto adiantou que o IMA só deve adotar medidas para punir a Petrobras após o relatório que os técnicos do órgão devem preparar depois de inspecionar o local.
Fonte: Redação com Agências

Nenhum comentário: