sábado, abril 28, 2012

Petrobras realiza simulado para ações de resposta a vazamento de óleo

Exercício teve como objetivo exercitar os planos de emergência da companhia

A Petrobras informa que foram realizados simulados considerando dois cenários diferentes: no mar e em terra. As atividades tiveram como objetivo exercitar os planos de emergência e manter as equipes constantemente preparadas para atuarem em situações deste tipo.
O primeiro iniciou por volta das 8h, na plataforma de Vermelho 2, localizada a 154 km da costa de Macaé. Nela, o exercício previa um vazamento na linha de exportação de óleo da plataforma de Vermelho 2 para a plataforma de Vermelho 3, com volume de vazamento definido em 80 m³.
O Plano de Emergência de Vazamento de Óleo (PEVO) foi acionado e uma aeronave e embarcações foram encaminhadas para simular a contenção do vazamento, a coleta e a transferência do óleo para tratamento em outra unidade marítima.
No cenário em terra, iniciado por volta das 10h, simulou-se a identificação de uma mancha de óleo próxima à foz do Rio Una, no município de Cabo Frio. A Petrobras deslocou sua equipe do Centro de Defesa Ambiental (CDA) ao local definido, onde avaliou o cenário e lançou barreiras para a contenção do óleo. Para tornar o exercício mais real, o simulado contou também com a participação da Guarda Marítima e Ambiental de Cabo Frio.
Os simulados são realizados pela Petrobras periodicamente e servem para avaliar o treinamento das equipes e a estrutura de resposta da Companhia, previstas no Plano de Emergência. Os dois exercícios desta quarta-feira foram acompanhados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Fonte: Petrobras - Joelma Celestrini

Nenhum comentário: