segunda-feira, abril 16, 2012

Mais de cem mil chances até 2015 em todo o País


Desde 2009, Vale, Petrobras e Grupo EBX contrataram mais de 35 mil. Nos próximos três anos, serão 102 mil vagas abertas

POR Pablo Vallejos

Rio – Até 2015, serão abertas cerca de 102 mil oportunidades de emprego no País pela Vale, pela Petrobras e pelo Grupo EBX. Desde 2009, as empresas já admitiram mais de 35 mil pessoas. Com a estimativa para os próximos anos, o Caderno preparou algumas dicas para quem quer ser contratado por uma das gigantes brasileiras.

Se antes os pais queriam que os filhos trabalhassem no Banco do Brasil ou seguissem carreira nas Forças Armadas, agora os novos antigos filhos — hoje pais — querem os seus seguindo carreira nas grandes firmas dos setores de petróleo e mineração.

Essas companhias estão conduzindo investimentos significativos pelo Brasil, despontando na contratação de mão de obra para demandas no setor industrial.

Na Petrobras, o foco de contratação no futuro será de engenharia e na linha técnica de nível médio, tanto para a operação quanto a manutenção. Por lá, o objetivo é contratar 22 mil novos empregados até o fim de 2015.

Já na Vale, na qual a previsão é de 10 mil admissões por ano até 2015, haverá demanda de engenheiros e geólogos especializados para trabalhar na área mineral. No Grupo EBX, são estimadas 40 mil contratadas até os próximos três anos, e a empresa está com um leque grande de interesses para diversas formações dos candidatos.

Enquanto a Petrobras admite funcionários via processo seletivo público, a Vale (www.vale.com.br) e o Grupo EBX (www. ebx.com.br) o fazem entre os candidatos que cadastram currículo nos sites. Nas páginas seguintes, veja sugestões dos setores de Recursos Humanos das próprias ‘empresas dos sonhos’ .

Contratados desde 2009

Se somar todos os candidatos já contratados pelas empresas Vale, Petrobras e Grupo EBX desde 2009, o total é de mais de 36 mil. As demandas aumentaram, assim como admissões.

A Vale contava com 72.505 empregados em 2009 e, em 2011, chegou a 102.956, totalizando 30.451 contratados nos últimos três anos. Na EBX, a média de contratação era de 60 pessoas por mês, o que resulta em mais de dois mil admitidos. O salto da Petrobras foi de quase quatro mil desde 2009 (55.802 para 59.236).

Viva voz: Daniel Felipe Leão, universitário, 23 anos

“No meu curso de Engenharia de Petróleo e Gás, na Universidade Veiga de Almeida, tenho uma ideia do que acontece no mercado desse setor. Só que trabalho na própria faculdade para pagar os estudos e, consequentemente, ainda não comecei a buscar oportunidades.

Neste ano, no qual vou cursar o sexto e o sétimo períodos, comecei a me inscrever e pesquisar mais os processos seletivos. Quero tentar, inicialmente, a Petrobras. Tenho em mente outras empresas também.

Quero saber como me preparar, o que eu posso esperar dos concursos e dos processos seletivos e como construir carreira. Definitivamente, sonho em explorar as chances do setor que estudo”.

Fonte: O DIA por (Pablo Vallejos)

Nenhum comentário: