terça-feira, abril 03, 2012

Chinesa supera Exxon e é líder em petróleo


A novata PetroChina, de apenas 13 anos, superou a norte-americana Exxon Mobil e se tornou a maior produtora de petróleo negociada em Bolsa.

A PetroChina anunciou ontem a produção de 2,4 milhões de barris de petróleo por dia no ano passado, ultrapassando a Exxon em 100 mil barris diários.

A produção da chinesa aumentou 3,3% em 2011, enquanto a da Exxon caiu 5%. O volume de óleo da antiga líder também foi maior que o da empresa russa Rosneft, que produziu 2,38 millhões de barris.

Criada pelo governo chinês para assegurar petróleo ao mercado local, a PetroChina cresceu rapidamente na última década ao explorar antigos poços do país e gastar mais do que os rivais na aquisição de reservas em locais como Canadá, Iraque e Qatar.

A estratégia é diferente da adotada pelas empresas ocidentais, que buscam novos campos para substituir os atuais, em declínio de produção.

Diante da necessidade de aumentar a oferta de combustíveis rapidamente -a demanda na China deve duplicar entre 2010 e 2035-, as petroleiras do país optaram pelo caminho das aquisições.

Segundo a Agência Internacional de Energia, as aquisições das chinesas saltaram de US$ 2 bilhões, em 2002 e 2003, para cerca de US$ 48 bilhões em 2009 e 2010.

Fonte: Folha de São Paulo – Da Associated Press

Nenhum comentário: