terça-feira, março 27, 2012

Petróleo pode ser sustentável, diz especialista


Doutor em oceanografia diz que indústria do petróleo pode ser sustentável, desde que invista pesado em energias alternativas

Rio de Janeiro (RJ) - Em entrevista à Macaé Offshore, o especialista em questões ambientais, ntônio Libório Philomena declarou acreditar no desenvolvimento sustentável para o petróleo, mas criticou a maneira como os conceitos são propagados no Brasil. "Acredito na sustentabilidade, mas o jeito como ela é propagada não é bom. Falta uma palavra antes desta, deveria ser autossustentabilidade. Houve uma distorção do conceito no País", afirmou.

Philomena disse ainda, com base em dados estatísticos, que existe uma maioria esmagadora da população brasileira que não tem nenhum viés ambiental ou sustentável em suas rotinas, mostrando que a difusão da sustentabilidade no país é feita de maneira errônea, não só para o petróleo, mas também em diversas outras áreas.

"Pesquisa do IBGE diz que 94% da população não tem nenhum viés ambiental ou sustentável. No Brasil, quando se fala em sustentabilidade, é a sustentabilidade econômica, financeira", criticou.

Em relação às empresas de petróleo, Philomena diz que, para serem sustentáveis, elas devem investir pesadamente em outras fontes de energia. "Uma empresa de petróleo pode ser sustentável, sim, desde que destine 50% do seu lucro líquido para o investimento em energias renováveis/sustentáveis", disse.

Conteúdo local é questão de sustentabilidade

Sob o ponto de vista de Philomena, a política de conteúdo local seguida por muitas empresas, inclusive pela Petrobras, ou seja, o estímulo à produção local dos componentes dos produtos industriais é também uma questão de sustentabilidade.

"A partir do momento em que passamos a fazer em casa algo que comprávamos mais caro lá fora, já estamos sendo sustentáveis. A produção total brasileira deveria ser local, mas isso seria um sonho", completou.

Fonte: http://www.macaeoffshore.com.br/

Nenhum comentário: