quarta-feira, fevereiro 15, 2012

Chipre: descobertas jazidas submarinas de petróleo e gás natural


Afastada, definitivamente, a ameaça de falência do país


Nicosia (República De Chipre) - A República de Chipre não precisa preocupar-se mais com seu déficit orçamentário, sua dívida externa e sua reclassificação - para baixo - pelas agências internacionais de rating, graças à descoberta de ricas jazidas de petróleo e gás natural situadas dentro do limite de suas águas territoriais no Mar Mediterrâneo.

Jerry Gerhard, presidente da petrolífera Noble Energy, empresa interessada em participar da licitação internacional para exploração das ricas jazidas, ao ser questionado sobre sua avaliação dos 12 campos descobertos, respondeu que são "de classe mundial".

"O mundo inteiro sabia que havíamos realizado uma bem-sucedida perfuração. Somente o campo 12 possui cerca de 8 trilhões de metros cúbicos de gás natural e estamos prevendo que sua exploração mudará a realidade do mercado da República de Chipre", disse Gerhard.

À pergunta se a empresa está examinando a questão de transporte do gás natural através de gasoduto ou se criará um terminal em Chipre, Gerhard disse que "seguramente, é uma das nossas opções, mas também examinamos a instalação de um gasoduto submarino desde o poço até Chipre, tanto para atender ao consumo local, quanto a exportar".

Gerhard revelou que sua empresa realizará mais uma perfuração e avaliou que o campo 12 está situado em uma região de 100 quilômetros quadrados que também deverá ser explorada.

As 12 jazidas descobertas entusiasmaram Dimítris Christófias, presidente (comunista) da República de Chipre, e afastaram definitivamente as ameaças de falência de seu país, vociferadas pelos presidentes e diretores-gerais das instituições financeiras que hoje definem os destinos da União Européia, da qual a República de Chipre é país-membro.

Serbin Argyrowitz

Sucursal do Grande Oriente Médio.

Fonte: http://www.monitormercantil.com.br/

Nenhum comentário: