sábado, janeiro 21, 2012

Transações no setor de petróleo e gás sobem no 2º semestre


Enquanto o primeiro semestre praticamente não registrou negócios, com apenas sete operações, o segundo semestre contabilizou 22 transações.

As fusões e aquisições no setor de petróleo e gás apresentaram dois momentos distintos em 2011. Enquanto o primeiro semestre praticamente não registrou negócios, com somente sete operações, o segundo semestre teve 22 transações. Os dados constam de levantamento feito pela consultoria KPMG.

Mesmo com o crescimento das transações no final de 2011, o acumulado do ano fechou com 29 transações realizadas, uma queda de quase 15% em relação ao ano passado quando foram feitos 34 negócios.

Entre as razões para esse resultado está o mercado de fusões e aquisições no Brasil. Para Paulo Guilherme Coimbra, sócio da consultoria no Brasil, as empresas passam por momentos de ajustes. "Entendemos que com o ambiente de aquecimento no mercado, os investidores possam ter aproveitado para se adequar aos preços", constatou.

Na visão de Coimbra, a cadeia produtiva do setor de petróleo e gás é o ramo que deve atrair mais investimentos. "O pré-sal dá um impulso, principalmente, para os fornecedores de produtos. De acordo com a legislação, 75% do que vai ser construído nas plataformas terá que ter conteúdo nacional. Isso dará forte movimentação, com processo de consolidação mais acentuado", explicou.

Por outro lado, o sócio da KPMG entende que a questão dos custos de implantação terão que ser melhor equacionados. "O governo será importante nesse processo, justamente para oferecer regras que facilitem a importação. Hoje uma das maiores críticas está relacionada ao custo das operações para todos os players do mercado", finalizou Coimbra.

Na lista das 29 transações concretizadas no ano passado, a maioria foi feita entre empresas de capital brasileiro, 10 ao todo.

Fonte: http://www.brasileconomico.com.br/

Nenhum comentário: