domingo, janeiro 08, 2012

Plataforma da Brasdril fica à deriva e trabalhadores passaram fome


O Sindipetro-NF recebeu denúncia encaminhada no dia 23 de dezembro que a plataforma SS-52, Ocean Whittington, da Brasdril ficou à deriva em alto mar. A unidade que está em Belem do Pará, não recebeu nenhum suporte da empresa, cuja sede fica na Zona Zen em Rio das Ostras, Rio de Janeiro.
O relato dos trabalhadores a bordo é que eles ficaram sem comida e com alguns funcionários passando muito mal. Os trabalhadores questionam o descaso pelo qual os brasileiros passam em plataformas operadas por companhias estrangeiras.

“Deixamos nossas famílias para ganhar nosso dinheiro em cima de uma bomba prestes a explodir. Já não aguentamos mais tanta indiferença com os trabalhadores brasileiros” – relata um petroleiro que esteve a bordo durante o acontecimento.

O Sindipetro-NF tem denunciado através de boletins a forma como a Brasdril trata os petroleiros brasileiros que trabalham para ela. Inclusive apoiando casos de demissão arbitrária de cipistas, acidentes e questões relacionadas a segurança no trabalho.

No boletim veiculado no dia 18 de fevereiro de 2011, o NF denunciou que “a empresa é reconhecida por práticas antissindicais em relação aos cipistas, por interferir nas cipas, por não querer referendar um Acordo Coletivo para seus trabalhadores (um documento fundamental para as relações de trabalho) e pelo desrespeito pelo qual os trabalhadores brasileiros são tratados pelos superiores, na maioria das vezes, estrangeiros, chegando a casos de assédio moral. Além disso, se nega a reconhecer a representação do Sindipetro-NF e fecha os olhos para a representação de fato”.

Com as informações – Sindipetro NF

Fonte: http://portalmaritimo.com/

Nenhum comentário: