sexta-feira, janeiro 06, 2012

O Resgate Aeromédico em Offshore



Atualmente dispõe de 3 aeronaves, sendo 2 delas para Bacia de Campos e 1 para Bacia de Santos, área do pré-sal.

A evacuação aeromédica (EVAM) ou muitas vezes denominado como MEDEVAC ou MEDIVAC (Medical evacuation), é uma importante ferramenta para os profissionais de enfermagem no atendimento das emergências no âmbito offshore. Permitindo o transporte rápido de feridos em estado grave, particularmente causados por trauma, do local do acidente em alto mar para a unidade de saúde onshore, o hospital.

Desde o final da segunda Guerra Mundial o exército americano foi o pioneiro em aplicar este tipo de transporte em larga escala para salvamento. Eles estabeleceram semi-hospitais de campanha permanente instalados atrás da linha de frente, o que permitiu aos soldados feridos em batalhas receberem tratamento médico apenas em um curto vôo de helicóptero.

Porém, esta técnica teve a sua criação inspirado pelo seviço médico australiano: Royal Flying Doctor Service, que foi criado em 1928 a fim de trazer médicos para os pacientes e os pacientes para os hospitais do interior. Mas este primordial meio de transporte se potencializou quando foi explorado pelos militares com os helicópteros.

A Atuação do Resgate Aeromédico em Offshore no Brasil

No Brasil, na área de exploração do petróleo a responsável por este tipo de serviço é o Resgate Aeromédico da Petrobras. Que possui 22 anos de grande experiencias. Tendo a importante missão de resgatar profissionais embarcados em plataformas ou navios que necessitem de cuidados médicos de emergência. Ultrapassando mais de dois mil resgate bem-sucedidos.

Tendo como objetivo o atendimento em menor tempo possível buscando evitar os agravos à saúde dos trabalhadores offshore, tanto os que ocorrem de forma natural quanto os acidentais, visando a cura ou diminuir ao máximo as possibilidades de seqüelas.

Atualmente o Resgate Aeromédico da Petrobras dispõe de 3 aeronaves, sendo 2 delas em primeiro caso direcionadas para Bacia de Campos e 1 para Bacia de Santos, área do pré-sal. A sua base e centro de operações fica instalado no aeroporto de Macaé. Tendo também uma equipe de prontidão no aeroporto de Jacarepagua podendo ser acionada caso necessário. Otimizando assim o tempo de atendimento na área do pré-sal devido a sua longa distãncia.

Estas aeronaves possuem profissionais de enfermagem e médicos qualificados e treinado em módulo avançado para o atendimento em emergência. Sendo avaliados constantemente pelos seus desempenhos, principalmente no exércicio prático.

A equipe de resgate esta de prontidão 24 horas. Podendo ser acionada pelo ramal de emergência disponível a todas embarcações. É coordenada por um médico plantonista que atua na recepção dos chamados de auxílio: analisando, classificando, acompanhamento e intervindo pessoalmente na assistência ao paciente na sua chegada ao local do acidente caso seja necessário.

Fonte: ASCOM/Enfermagem OffShore

Nenhum comentário: