segunda-feira, janeiro 23, 2012

LENEP oferece curso sobre carbonatos no município de Macaé


Estão inscritos no curso alunos e professores de oito universidades brasileiras

O Laboratório de Engenharia e Exploração de Petróleo (LENEP) do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT) da UENF será o centro nacional de discussões sobre carbonatos entre os dias 23 e 26 de janeiro, através do minicurso “Carbonate Rocks”, que será ministrado pelo doutor Johannes Reijmer, professor das Universidades de Amsterdam e da Universidade Tecnológica de Delft (DUT), ambas na Holanda.

O professor Reijmer é sedimentólogo especialista em carbonatos — principais reservatórios do pré-sal, considerados a próxima fronteira exploratória da indústria do petróleo no Brasil. Estão inscritos no curso alunos e professores de oito universidades brasileiras (UFRGS, UENF, UFS, UFRJ, UFF, Unesp, Ufes e Unicamp) e de um instituto de pesquisa (ON/MCT), além de técnicos de sete unidades da Petrobras e duas empresas prestadoras de serviços na área de petróleo, num total de 80 inscritos.

— Montar esse curso foi possível graças à parceria entre a UENF e a DUT, como também graças aos recursos financeiros do projeto”Simulação numérica tridimensional de perfis resistivos em poço na determinação da invasão do filtrado do fluido de perfuração em reservatórios de petróleo da Bacia de Campos”, vinculado à Rede Temática Caracterização e Modelagem de Reservatórios (Carmod) da Petrobras — disse o professor Abel Carrasquilla, do LENEP/UENF, que coordena o projeto.

Segundo Carrasquilla, nove cursos sobre carbonatos estão sendo programados para este ano. Em março (de 19 a 23) acontecerá o mini-curso “Carbonate systems from deposition to reservoir“, ministrado pelos professores Stefan Luthi e Giovanni Bertotti, ambos da DUT. E em junho será realizado o minicurso “Carbonatos continentais e diagênese de carbonatos”, a ser ministrado pelos professores Ana Alonso e Álvaro Rodriguez, ambos da Universidade Complutense de Madri, na Espanha.

Fonte: Da Redação

Nenhum comentário: