segunda-feira, dezembro 12, 2011

Curso técnico abre portas para emprego


Nem sempre o ingresso em universidades é o único caminho para se ter acesso ao mercado de trabalho e começar a planejar a carreira. Os cursos técnicos podem abreviar o percurso até o primeiro emprego e ainda garantir aos estudantes boas noções de assuntos que depois serão mais fáceis de serem dominados durante a graduação.

Em muitas escolas de ensino técnico a demanda das empresas , que procuram semanalmente por candidatos, é maior que a oferta de alunos, mas faltam profissionais da área. “Há realmente carência no mercado de mão-de-obra especializada. Conseguimos atender apenas metade das consultas feitas por indústrias que procuram os candidatos.”

Os cursos disponibilizados pelas Etecs têm duração de até dois anos e o processo de seleção é o chamado vestibulinho. Para o diretor, o estudante que acumula a formação no curso técnico tem mais espaço no mercado de trabalho em relação ao universitário, que geralmente concluiu o curso superior sem experiência. “É ótima alternativa. O aluno adquire experiência antes de entrar na faculdade. O curso prevê a inserção imediata no mercado. Com certeza ele estará em vantagem.”

Neste ano, a 5ª edição do Desafio de Redação do Diário, patrocinado pela Petrobras e apoiado pela Ecovias, propõe aos jovens reflexão sobre as profissões do futuro. Alunos do Ensino Fundamental e primeiro e segundo anos do Médio terão a chance de opinar sobre as carreiras que vão deslanchar nos próximos anos, de acordo com as necessidades atuais do mercado.

Já os estudantes do terceiro ano do Ensino Médio terão pela frente o tema Profissões do Pré-Sal, Indústria do Petróleo e Gás, ótima opção para quem deseja trabalhar na área petrolífera e afins.

Fonte: cettps (Maíra Sanches)

Nenhum comentário: