terça-feira, fevereiro 08, 2011

Secretaria de Ambiente de Macaé recolhe 200 litros de óleo de embarcações


A secretaria de Ambiente, junto com a empresa Luarte e com apoio dos pescadores, recolheu na aproximadamente 200 litros de óleo de embarcações. O projeto já existe há seis anos e tem o objetivo de atender a Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), n° 362/2005, que determina o recolhimento de todo óleo lubrificante usado ou contaminado.

O pescador Arquimedes Nunes Batalha é parceiro da secretaria há seis anos, desde que a coleta começou a ser realizada no município e destacou que o trabalho de conscientização é um trabalho lento, mas muito importante. “Temos que continuar fazendo, é um trabalho de formiguinha, mas que é extremamente importante”, reforçou.

Arquimedes explicou que muitas pessoas guardam esse óleo para lubrificar peças de motores, pintar moirão entre outras utilidades. “Por isso é importante sempre lembrar que é preciso depositar os óleos nos postos de coleta, porque qualquer destino inadequado do óleo pode contaminar o meio ambiente”, ressaltou.

Atualmente existem três postos de coleta de óleo: Nova Holanda, Barra (próximo à ponte) e no João Barbudo.

A coordenadora de resíduos e efluentes da secretaria de Ambiente, Karla Oliveira, destacou que a resolução do Conama, além de determinar o recolhimento, exige que o material tenha um destino adequado. “É preciso proporcionar uma destinação final ao óleo, para que ele não afete negativamente o meio ambiente e que propicie a máxima recuperação dos constituintes nele contidos”, disse.

Fonte: Comunicação Social - Prefeitura de Macaé

Nenhum comentário: