quarta-feira, janeiro 26, 2011

Petrobras prevê novos investimentos na Repar


Responsável por 12% da produção nacional de derivados de petróleo, a Refinaria Presidente Getúlio Vargas - Repar, unidade do Sistema Petrobras localizada na cidade de Araucária (PR), comemorou 32 anos de atividades no final de maio. A unidade processa 32 milhões de litros de petróleo por dia e seus produtos abastecem os estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, além da região sul do estado de São Paulo. Cerca de 15% completam o abastecimento de outras regiões ou são exportados.

A Refinaria é a maior contribuinte de ICMS para o estado do Paraná, sendo responsável por 21% da arrecadação. Em 2008, a Repar recolheu sozinha mais de R$ 2,1 bilhões aos cofres públicos. Na véspera de seu aniversário, a Repar foi homenageada pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) como empresa destaque do ano.

Investimentos

A Petrobras deverá investir cerca de US$ 6 bilhões no processo de modernização da Repar, que implicará no aumento da qualidade dos produtos e na capacidade da refinaria. Está prevista a construção de 19 novas unidades que vão produzir coque de petróleo, gasolina e diesel, gás de cozinha, propeno e hexano, além de aumentar em 10% a capacidade de produção da refinaria.

Os novos empreendimentos vão garantir ainda um sensível ganho ambiental, com a redução do teor de enxofre do diesel para 50 ppm e, conseqüentemente a melhoria da qualidade do ar.
A Petrobras vai aprimorar o aproveitamento do petróleo nacional pesado, reduzir importações e possibilitar a exportação para mercados que têm leis ambientais mais severas.

Fonte: http://www.clickmacae.com.br/

Nenhum comentário: