Programa já encomendou 41 navios e 20 comboios hidroviários a estaleiros brasileiros
A Transpetro e o Estaleiro Mauá lançaram ao mar o navio de produtos José Alencar, batizado em homenagem ao ex-vice-presidente da República. O navio foi transferido ao cais do estaleiro, onde passará por acabamentos finais antes da entrega à companhia para início de operações.
Com 183 metros de comprimento e capacidade para transportar 56 milhões de litros de combustíveis, a embarcação é a última da série de quatro navios de produtos encomendados pelo Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef) ao Estaleiro Mauá. O primeiro, Celso Furtado, foi entregue à Transpetro no dia 25 de novembro e já está em operação. As outras duas embarcações, Sérgio Buarque de Holanda e Rômulo Almeida, estão em fase de acabamentos.
Em discurso durante a cerimônia, o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, reforçou a importância do desenvolvimento da indústria naval brasileira para atender à grande demanda gerada pelo pré-sal: “Não vamos construir navios fora do Brasil. O que puder ser feito aqui, será feito aqui. Este é um desafio fundamental”, disse.
O presidente da Transpetro, Sergio Machado, agradeceu o empenho dos trabalhadores do Estaleiro Mauá: “Valeu a pena acreditar na capacidade do povo brasileiro. Valeu a pena acreditar que o Brasil, tendo chance, é capaz de superar qualquer desafio e mostrar que o nosso país tem força, tem garra. É esse o Brasil que está sendo construído hoje”, afirmou.
Sergio Machado disse estar honrado em poder homenagear o ex-vice-presidente da República, José Alencar, “exemplo de obstinação e de luta pelo desenvolvimento com justiça social”. O navio José Alencar tem como madrinha a gerente geral de construção e montagem do Promef, Ana Paula dos Santos Costa.
Logo após o lançamento da embarcação, o Estaleiro Mauá realizou o batimento de quilha do primeiro navio da série de quatro Panamax encomendados pelo Promef. Com 228 metros de comprimento e capacidade para 72,9 mil toneladas de porte bruto, os navios Panamax serão usados para o transporte de petróleo ou derivados escuros. A série de quatro Panamax foi contratada ao Estaleiro Ilha SA (Eisa), que construirá as embarcações no Mauá.
O programa já encomendou 41 navios e 20 comboios hidroviários a estaleiros brasileiros, com investimento de R$ 10 bilhões, garantindo as bases para a revitalização da indústria naval brasileira. As encomendas permitiram a abertura de três novos estaleiros no Brasil - Estaleiro Atlântico Sul, STX Promar e Estaleiro Rio Tietê. Outros oito navios estão em fase final de licitação.
O Brasil tem hoje a quarta maior carteira de encomendas de petroleiros do mundo e ocupa a quinta posição no ranking das encomendas de navios em geral. A indústria naval brasileira, que tinha menos de 2 mil trabalhadores na virada do século, hoje emprega quase 60 mil pessoas.
Fonte: Agência Petrobras
Nenhum comentário:
Postar um comentário