O diesel é o principal derivado de petróleo produzido pela refinaria
A Petrobras iniciou neste mês as obras de modernização da Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão (SP), que vão reduzir em 90% o teor de enxofre presente no óleo diesel. O projeto integra um mega-investimento da petrolífera de US$ 3 bilhões que contempla, também, a redução de enxofre na gasolina - este em fase final.
Sozinha, a modernização do processamento do diesel da RPBC representa um investimento de aproximadamente US$ 1,7 bilhão. O objetivo é reduzir a presença de enxofre de 500 ppm (partes por milhão) para 50 ppm.
No dia 4 deste mês, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) emitiu a licença de instalação da obra. Ao mesmo tempo, tiveram início os trabalhos de fundação. No total, a modernização deve durar três anos, disse o gerente geral da RPBC, William França. "Os investimentos pesados se darão em 2012 e 2013. Hoje são 500 pessoas trabalhando em empregos diretos", afirmou o executivo.
O diesel é o principal derivado de petróleo produzido pela refinaria da Petrobras em Cubatão. Responde por 52,8% do volume processado na instalação. Em seguida, vem a gasolina, com 18,5% de participação. Hoje, a capacidade total de refino da RPBC é de 27,5 mil metros cúbicos por dia, o equivalente a 173 mil barris de petróleo bruto diários.
Fonte: Valor Econômico
Nenhum comentário:
Postar um comentário