segunda-feira, outubro 10, 2011

Petrobras faz parceria em blocos na Tanzânia


Com a parceria, a Petrobras tem a possibilidade de agregar a expertise do sócio e reforça a crença no potencial da região

A Petrobras, por meio de sua subsidiária Petrobras Tanzania Ltd, passa a contar com um sócio na Tanzânia - a Shell Deepwater Tanzania BV. Foi aprovado pelas autoridades tanzanianas, em 16/09, o acordo de cessão de participação (Farm-Out Agreement) por meio do qual a Shell adquire 50% dos direitos dos blocos 5 e 6. Os blocos são localizados no offshore do país (Oceano Índico), com profundidade de água variando entre 600 e 3.000 metros. A Petrobras Tanzania, que contava, até então com 100% de participação em cada um dos blocos, segue como operadora de ambos após o acordo. A estatal TPDC Tanzanian Petroleum Development Corporation é a concessionária dos dois blocos.

Com a parceria, a Petrobras tem a possibilidade de agregar a expertise do sócio e reforça a crença no potencial da região, em uma área ainda considerada de fronteira exploratória.

Perfuração no bloco 5

Está sendo conduzida, desde o final de agosto, a perfuração do poço Zeta-1, no bloco 5, onde, com base na interpretação de sísmica 3D, foi possível identificar prospecto com potencial para descoberta de gás. Após a conclusão desta fase, prevista para o final do ano, será possível conhecer melhor o potencial do ativo. Em relação ao bloco 6, seguem os trabalhos de interpretação de sísmica 3D.

A Petrobras atua na Tanzânia desde 2004, quando foi assinado contrato com a TPDC relacionado ao bloco 5. Em 2006, houve assinatura de contrato relativo ao bloco 6.

A África está entre as prioridades de investimentos internacionais no Plano de Negócios da Petrobras. No continente, a Empresa já atua nas atividades de exploração e produção de petróleo em Angola, Benin, Gabão, Líbia, Namíbia e Nigéria, além da Tanzânia.

Fonte: Da Redação

Nenhum comentário: