terça-feira, setembro 13, 2011

OGX recebe Licença Prévia para TLD e Waimea na Bacia de Campos


O FPSO OSX- 1será utilizada no prospecto de Waimea

A OGX, empresa brasileira de óleo e gás natural responsável pela maior campanha exploratória privada no Brasil, recebeu do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) Licença Prévia (LP) relativa à atividade do Teste de Longa Duração (TLD) e Desenvolvimento da Produção de Waimea, no bloco BM-C-41, na bacia de Campos. A OGX detém 100% de participação nesse bloco.

“A obtenção dessa LP representa mais um passo dado pela OGX em direção à produção de seu primeiro óleo na bacia de Campos e, nos próximos dias, com a obtenção da Licença de Instalação, iniciaremos o processo de ancoragem e instalação dos equipamentos que serão utilizados nesse TLD de Waimea”, comentou Paulo Mendonça, Diretor Geral e de Exploração da OGX.

A acumulação de Waimea, que está em águas rasas da bacia de Campos e foi descoberta pelo poço pioneiro OGX-3 em 18 de dezembro de 2009, tem seu TLD previsto para iniciar no prazo excepcional de cerca de dois anos da descoberta, através do poço horizontal OGX-26HP, que já se encontra pronto para esse teste.

Segundo informações no Estudo de Impacto Ambiental (EIA) realizado pelo órgão, o volume recuperável estimado para a descoberta Waimea é de aproximadamente 14 milhões de metros cúbicos de óleo. O pico de produção será de cerca de 40 mil barris de óleo por dia e está previsto para ocorrer em 2012.

O FPSO OSX-1, unidade flutuante de produção que será utilizada no prospecto de Waimea, tem capacidade de processo em torno de 40 mil barris/dia e armazenamento de 950 mil barris. A empresa agora terá de cumprir as condicionantes estipuladas na licença prévia para conseguir a licença de instalação, que autoriza o início das atividades no campo.

Fonte: NN

Nenhum comentário: