terça-feira, setembro 06, 2011

Campo de Lula aumenta produção em outubro


RIO DE JANEIRO (Reuters) - Já estão prontos os dois próximos poços produtores do campo de Lula, no pré-sal da bacia de Santos, e o primeiro deles entrará em operação no mês que vem, informou o gerente de Planejamento do Pré-sal da Petrobras, Mauro Yuji.

Até o momento, apenas um poço está em produção no campo gigante de Lula, retirando um volume médio de 35 mil barris por dia de óleo equivalente, o que faz dele o poço de maior produção da estatal.

O terceiro poço deve entrar em operação em dezembro ou janeiro, segundo o executivo.

"Os poços estão prontos, aguardando a operação de interligação e o gasoduto", afirmou Yugi, por telefone, nesta segunda-feira.

A Petrobras desenvolve em Lula no momento o projeto piloto de produção, com a plataforma-flutuante Cidade de Angra dos Reis, que terá ao todo seis poços produtores e três injetores de gás ou água.

A capacidade total de produção do piloto de Lula é de 100 mil barris por dia, que a companhia pretende atingir em meados do ano que vem.

No final do ano passado, a empresa declarou comercialidade do campo, com reservas estimadas em 6,5 bilhões de barris. Outra parte do mesmo bloco, batizada de Cernambi, tem jazidas estimadas em 1,8 bilhão de barris.

A partir desta semana, a estrutura de produção em Lula vai iniciar o escoamento de gás natural produzido no local, com a interligação de um gasoduto que levará o gás até a área de Mexilhão.
Até agora, a estrutura de produção que opera em Lula escoava apenas petróleo e reinjetava o gás natural, por meio de um poço reinjetor.

"A gente não vai ter problema de restrição de produção pela queima de gás exatamente porque o gasoduto está pronto", afirmou o gerente da Petrobras.

Nas outras áreas do pré-sal de Santos, em fase de testes de longa duração, como Tupi Nordeste, o gás está sendo queimado enquando não há gasoduto nem poço reinjetor.

Em abril, o presidente da BG do Brasil, Nelson Silva, dissera que o campo de Lula produziria entre 70 e 75 mil barris por dia até o final do ano. A BG é sócia da Petrobras na exploração do bloco.

Fonte: http://br.reuters.com/

Nenhum comentário: