segunda-feira, setembro 19, 2011

Barra Energia adquire participações no Bloco BS-4 em águas profundas



O bloco está localizado a 185 km da costa, a sudeste da cidade do Rio de Janeiro

Barra Energia do Brasil Petróleo e Gás Ltda (Barra Energia) que firmou dois acordos independentes para adquirir uma participação total de 30% no bloco BS-4 das empresas Chevron Brasil Atlanta e Oliva Exploração e Produção Ltda (20%) e da Shell Brasil Petróleo Ltda (10%).

O consórcio é formado atualmente pela Shell (40%) que é a operadora do bloco, Petrobras (40%) e Chevron (20%). O bloco está localizado a 185 km da costa, a sudeste da cidade do Rio de Janeiro, em lâmina d’água de aproximadamente 1.550m.

A área engloba os Campos de Atlanta e Oliva, portadores de óleo pesado em reservatórios do Eoceno (pós-sal) a cerca de 2.400m de profundidade, com grau API entre 14º e 16º. De acordo com os Planos de Desenvolvimento submetidos pela operadora Shell e aprovados pela ANP em 24 de junho de 2009, os dois campos somam um volume superior a 2,1 bilhões de barris de óleo in situ.

O BS-4 se situa em área de alta prospectividade para os reservatórios do pré-sal, estando localizado cerca de 50km a nordeste do poço descobridor do campo de Libra, potencialmente um dos maiores campos descobertos no pré-sal até hoje.

Toda a documentação pertinente será submetida à ANP para sua aprovação final. "Nosso posicionamento estratégico na área do pré-sal fica fortalecido com estas novas participações. Somadas à recente aquisição de 10% do bloco BMS-8, as do BS-4 representam importante diversificação para o nosso portfólio por incluir potencial exploratório no pré-sal, além de dois campos já descobertos em reservatórios mais rasos no horizonte do pós-sal”, declarou João Carlos de Luca, Diretor Presidente da Barra Energia.

"Esta aquisição amplia significativamente a posição da Barra Energia na província do pré-sal, atualmente uma das províncias petrolíferas mais prolíficas do mundo e, consequentemente, alvo de enorme interesse da indústria petrolífera”, afirmou Renato Bertani, Diretor Executivo da Barra Energia. “Continuamos avaliando e buscando outras boas oportunidades de negócios com vistas a diversificar nossa carteira de projetos".

Os principais investidores da Barra Energia são o First Reserve Corporation e afiliadas do Riverstone Holdings LLC.

Fonte: TN Petroleo

Nenhum comentário: