quarta-feira, agosto 31, 2011

ANP prevê licitações de novos blocos até início de 2012


A 11ª rodada de licitação de novos blocos exploratórios de petróleo e gás natural da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), pode acontecer neste ano ou no início do ano que vem, segundo informou hoje o diretor da ANP Helder Queiroz. Ele ressaltou a importância da rodada para o setor no Brasil, e comentou que, mais importante do que prazos sobre a rodada, é a confirmação de sua realização.


"Se não for agora, vai ser no início do ano que vem. Não faz diferença. O Brasil hoje é a área de exploração petrolífera mais interessante que se tem no mundo. Se vai ser agora em dezembro, ou um pouco mais à frente, não vai se retirar essa atratividade que o Brasil tem. Agora é uma questão de ajuste", disse.

Os ajustes mencionados por Queiroz devem-se ao fato de outras licitações ocorrerem em outros locais no mundo. Na prática, o Brasil deveria ajustar a data para o melhor momento possível, na medida das datas de realização destas outras rodadas.

Durante Fórum de Política Energética hoje, no Rio de Janeiro, Queiroz também afirmou que as conversações sobre royalties entre os Estados de Rio de Janeiro e Espírito Santo esta semana não afetam a rodada. Ele lembrou que a 11 rodada não inclui áreas do pré-sal. "Mas é claro que o governo tem que levar em conta uma série de variáveis macroeconômicas e também políticas, pode ter algum acerto nesse sentido. Mas a rodada em si não vai ser afetada. A gente está bem otimista. O timing não afeta a atratividade que as áreas novas no Brasil têm", disse

Fonte: http://www.dgabc.com.br/

Nenhum comentário: