domingo, julho 24, 2011

Espanhola construirá navios com US$ 10 mi



São Paulo - No setor portuário brasileiro, o estaleiro naval pernambucano Promar fechou acordo com a empresa espanhola Ghenova Engenharia para desenvolver um projeto que desemboque na construção de 8 navios destinados ao transporte de gás. O valor do contrato será de US$ 10 milhões. A Ghenova (sediada em Andaluzia, sul da Espanha) afirmou ontem que, com este contrato, consolida sua presença no Brasil e pretende participar por aqui também de iniciativas nos setores aeronáutico, industrial e civil.

Há sete meses no País, a Ghenova conta com sua experiência prévia em diversos projetos internacionais para levar adiante o acordo com o Promar. Seus planos para o Brasil incluem o envio de especialistas espanhóis para cá, bem como a ida de técnicos brasileiros para sua sede andaluza. Além da filial do Rio de Janeiro, um novo escritório da Ghenova será erguido em Pernambuco, em razão deste contrato, cujo objetivo será criar ali um novo polo da indústria de construção naval.

Suape

O Estaleiro Promar faz parte do complexo industrial que se vem formando em torno do porto de Suape, em Pernambuco. Dele fazem parte também o Estaleiro Atlântico Sul (que é o maior do Hemisfério Sul), uma fábrica que será erguida pela montadora italiana Fiat, outra da Braspack Embalagens do Nordeste S.A. e a Refinaria Abreu e Lima (que vem sendo construída pela Petrobras no local).

Inicialmente, o Promar deveria ser erguido no Ceará, mas disputas políticas entre a Prefeitura de Fortaleza e o governo daquele estado acerca da localização da obra acabaram por levá-la a Pernambuco. Para compensar a perda, o governo cearense negocia hoje com empresas coreanas do setor a instalação de estaleiros em sua região costeira.

Fonte: http://www.dci.com.br/

Nenhum comentário: