domingo, maio 22, 2011

Fucapi oferece cursos gratuitos a trabalhadores desempregados



Qualificação é voltada para as áreas do PIM, Petróleo e Gás Natural.

Manaus - Pelo menos 1,8 mil trabalhadores cadastrados no Sistema Nacional de Emprego (SINE - Manaus) terão a oportunidade de fazer cursos profissionalizantes gratuitos na Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica – FUCAPI, instituição de referência nas áreas de Tecnologia, Gestão e Educação.

Os interessados terão à sua disposição várias opções de qualificação já a partir da segunda semana de junho.

De acordo com o coordenador do projeto, Ronaldo Ribas, os recursos financeiros para este projeto serão totalmente subsidiados pelo Governo Federal, através do Fundo de Amparo ao Trabalhador – FAT junto ao Ministério do Trabalho e Emprego - MTE.

O projeto consiste em um conjunto de ações de qualificação profissional para trabalhadores desempregados, com a finalidade de abastecer a demanda de trabalho com mão de obra capacitada.

“Os alunos matriculados terão direito ao auxílio transporte, lanche e todo o material didático necessário (apostilas para aulas teóricas e materiais específicos para aulas práticas). Contarão também com suporte pedagógico e orientação profissional de técnicos especializados em suas respectivas áreas de atuação”, assegurou Ribas. Segundo ele, o objetivo deste projeto é facilitar a reinserção dos profissionais ao mercado de trabalho.

Para atender as demandas do Pólo Industrial serão disponibilizadas 1,5 mil vagas. O pré-requisito é ter concluído o ensino médio. Os cursos ministrados serão Técnico em Informática, Técnico em Gestão e Logística, Profissional de Serigrafia, Profissional em Metrologia, Desenhista Projetista Eletrônico, Profissional Soldador I e II, Técnico em Gestão de Qualidade, Técnico de Televisão e Profissional Almoxarife. As aulas serão ministradas das 13h às 18h, com carga horária de 200 horas.

Já para os cursos voltados para os profissionais do Pólo de Petróleo e Gás serão qualificados 300 trabalhadores do segmento construção civil, para as seguintes áreas: Profissional Armador, Profissional Carpinteiro, Profissional Pedreiro, Profissional Encanador, Profissional Pintor predial, Profissional Eletricista predial e Profissional Soldador Ponteador. O pré-requisito para este pólo é o candidato ter concluído o ensino fundamental. As aulas serão ministradas pela parte da manhã e a carga horária também é de 200 horas.

As matrículas serão feitas a partir do dia 23 de maio, na própria FUCAPI e a única exigência é que o profissional esteja desempregado e devidamente cadastrado no SINE.

O projeto será gerenciado pela área do CPGE da FUCAPI, contando com o apoio técnico e administrativo da equipe de coordenador, técnicos atendentes, professores e instrutores.

Quem tiver alguma dúvida pode entrar em contato com a coordenação do curso através dos números 2127-3070 e 9111-2930. A FUCAPI fica na Avenida Governador Danilo Matos Areosa, 381 - Distrito Industrial, Zona Sul.

Fonte: http://wwww.blogs.d24am.com/

Nenhum comentário: