domingo, maio 29, 2011

Entendendo a Engenharia de Petróleo - Eng° de Reservatórios





A Engenharia de Petróleo envolve o desenvolvimento das acumulações de óleo e gás descobertas durante a fase de exploração de um campo petrolífero, sendo associada, primordialmente, à área de explotação. Apesar de sua característica marcante, a multidisciplinaridade, a Engenharia de Petróleo pode ser dividida em três áreas básicas de atuação: Engenharia de Reservatórios, Engenharia de Poços e Engenharia de Produção. No entanto, como são muitas as informações, hoje só falaremos da Engenharia de Resevatórios.

Engenharia de Reservatórios

O Estudo da Engenharia de Reservatórios é realizado visando a retirada de fluidos de dentro das rochas reservatório, permitindo com que esses fluidos cheguem até a superfície. Na Engenharia de Reservatórios também são estudadas as características da jazida, a litologia, a propriedade dos fluidos contidos nas rochas, a maneira como estes fluidos interagem no interior das rochas e as leis físicas que regem o movimento dos fluidos no seu interior. O objetivo principal é maximizar a produção de hidrocarbonetos com o menor custo possível.

Engloba as seguintes atividades:


Conhecer o fluido contido no reservatório (viscosidade, composição da mistura,densidade...);
Conhecer as propriedades da rocha-reservatório (porosidade, permeabilidade, capilaridade, saturação...);
Estimativa da Reserva: desenvolver um modelo teórico do reservatório que traduza o comportamento passado e possibilite a previsão futura deste reservatório (baseando-se no histórico de produção utilizando-se de modernos simuladores de fluxo...);
Estudar e conhecer os mecanismo de produção do reservatório (gás em solução, capa de gás, influxo de água, mecanismo combinado, segregação gravitacional...)
Gerenciar, planejar, desenvolver e acompanhar os campos.
Estudar e propor método de recuperação secundária e/ ou avançada de petróleo (recuperação com injeção de água, injeção de gás, recuperação térmica com vapor, combustão “in situ”, com ação de polímeros...).
Estudar o comportamento do fluido no interior da rocha reservatório (como se comporta a pressão do reservatório durante a produção do fluido nele contido...).

Fonte: http://www.qgdopetroleo.com/

Nenhum comentário: