sexta-feira, março 18, 2011

Petrobras dobrará capacidade logística para pré-sal, diz gerente


A exploração do petróleo no pré-sal exigirá que a capacidade logística da Petrobras dobre de tamanho, e os gastos da empresa para atender a demanda vão crescer quase na mesma proporção, segundo o gerente-geral de Logística da estatal, Ricardo Albuquerque.


A estimativa da empresa é de que a logística cresça 30% em dois anos e 100% em cinco anos. "Nosso crescimento logístico será espantoso. A produção de petróleo vai dobrar em uma década, mas para se chegar a isso é preciso dobrar a logística num prazo menor", disse o gerente-geral da estatal em entrevista, durante evento no Rio.

Os valores envolvidos na ampliação da logística não foram revelados, mas a previsão é de que os gastos nessa área avancem no mesmo nível do crescimento esperado. "Não podemos esquecer o ganho de produtividade ao longo do processo, mas os gastos devem crescer quase na mesma proporção", disse a jornalistas o executivo, após palestra no Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef).

Segundo ele, só o transporte de pessoas deve dobrar de 750 mil para mais de 1,4 milhão/ano até 2016 para atender a produção do pré-sal. O número de embarcações de apoio também deve aumentar das atuais 240 para cerca de 500 até 2016. "A maioria dessa embarcações será contratada, e estamos estudando a possibilidade de construção de 'hubs' no mar para fazer o transporte de profissionais. Eles iriam de barco até o 'hub' e depois seguiriam de helicóptero para a plataforma", afirmou ele.

A empresa já tem quatro "hubs" de diesel em mar para alimentar as embarcações e as plataformas da empresa, e a previsão é de que até 2016 sejam construídos mais dois desse tipo. Para atender a produção do pré-sal, a empresa pretende ainda construir novos aeroportos, expandir os já existentes e construir sozinha ou em parceria terminais portuários pelo país.

Fonte: http://www.jornalfloripa.com.br/

Nenhum comentário: