domingo, março 20, 2011

IV Feira de RSE Bacia de Campos será de 17 a 19 de maio em Macaé


Com o tema “Gestão para a Sustentabilidade”, a Revista Visão Socioambiental e parceiros realizam em Macaé, de 17 a 19 de maio, das 14h às 21h, a IV Feira de Responsabilidade Social Empresarial Bacia de Campos (feirarsebaciadecampos.com.br). Atraindo cerca de oito mil visitantes na terceira edição do evento, em maio de 2010, este ano a Feira acontecerá na Cidade Universitária, em frente ao Shopping Plaza Macaé e nas imediações do Pólo Offshore, que abriga cerca de 90% das empresas nacionais e estrangeiras que operam no litoral fluminense.

De acordo com o diretor responsável da Revista Visão Socioambiental, Martinho Santafé, o evento tem como proposta a disseminação de uma nova cultura que inclua a ética no centro das relações e incorpore práticas de Sustentabilidade na gestão dos negócios, com lideranças conscientes e capacitadas.

A IV Feira de RSE Bacia de Campos vai divulgar conceitos e ações de Responsabilidade Social e Sustentabilidade nos municípios da área de influência da Bacia de Campos - maior produtora de petróleo e gás natural do país -, contando com a participação de empresas, ONGs, gestores públicos, universidades, empreendedores sociais e instituições de classe, entre outros.

Entre as atrações da IV Feira de RSE Bacia de Campos, destacam-se: fórum de palestras e painéis sobre temas atuais, oficinas de reciclagem, workshop de RSE, exibição de filmes e vídeos sobre sustentabilidade e meio ambiente, apresentações culturais de ONG´s e shows com artistas consagrados e talentos da região, oficinas do conhecimento com universidades e empresas feira de artesanato regional com materiais reciclados.

A entrada é inteiramente gratuita, inclusive para o Fórum, bastando o interessado se credenciar pela internet ou no local. As 10 primeiras ONG´s inscritas recebem gratuitamente um stand básico para expor seus projetos e/ou produtos ecoeficientes.

No último dia, às 18 horas, acontecerá a entrega do Prêmio de Responsabilidade Socioambiental Bacia de Campos (premiorsabaciadecampos.com.br) às empresas, ONGs, universidades e núcleos de pesquisa e empreendedores sociais concorrentes. A cerimônia será no auditório da Cidade Universitária.

Palestrantes confirmados

Samyra Crespo – “Sustentabilidade aqui e agora: mudar hábitos e atitudes no cotidiano”. A palestrante é secretária de Articulação Institucional e Cidadania do ministério do Meio Ambiente, doutora em História Social pela USP, pesquisadora titular do Ministério de Ciência e Tecnologia e diretora do Programa de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Instituto de Estudos da Religião. Publicou, entre outras obras, “O que o brasileiro pensa do meio ambiente e desenvolvimento sustentável”, e atua como conselheira de grandes organizações na área de meio ambiente, como o Greenpeace, a ABD e o Instituto Akatu.

Marilena Lavorato – ‘BenchMais: a Sustentabilidade na prática”. A palestrante tem mais de 20 anos de experiência na condução de equipes multidisciplinares, parcerias estratégicas, e novos negócios de grandes empresas. Criou e desenvolveu diversas ações macroeducativas na temática ambiental para mercados público e privado. Diretora Executiva da MAIS PROJETOS Sócio-Ambiental.

Efraim Rodrigues – “A Biologia da Conservação”. O palestrante é doutor pela Universidade de Harvard, professor Associado de Recursos Naturais da Universidade Estadual de Londrina, consultor do programa FODEPAL da FAO-ONU, autor dos livros “Biologia da Conservação” e “Histórias Impublicáveis” sobre trabalhos acadêmicos e seus autores. Nos fins de semana ajuda escolas do Vale do Paraíba-SP, Brasília-DF, Curitiba e Londrina-PR a transformar lixo de cozinha em adubo orgânico e a coletar água da chuva

Ana Paula Grether – “O processo de construção da ISO 26000”. A palestrante é coordenadora do Relatório de Sustentabilidade da Petrobras e representante da Indústria na delegação brasileira na ISO 26000. Possui graduação em Economia pelo Instituto de Economia da UFRJ e mestrado em Inovação Tecnológica e Organização Industrial pelo Coordenação das Pós Graduações em Engenharia da UFRJ.

Rita Ippolito – “Elaboração e Gestão de Projetos Sustentáveis”. A palestrante é psico-pedagoga que saiu em 1987 de sua terra natal, a Itália, e mudou-se para a América Latina para trabalhar com projetos de cooperação internacional, seguindo o objetivo de promover o desenvolvimento harmonioso de crianças e adolescentes. Vários foram os trabalhos voltados para a inclusão de crianças e adolescentes em situação de rua. Rita foi também consultora da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República.

Além disso, a IV Feira de RSE Bacia de Campos também apresentará um painel que está sendo organizado pelo Sistema Firjan apresentando “cases” empresariais bem sucedidos nas áreas de Responsabilidade Social e Sustentabilidade.

Fonte: http://www.clickmacae.com.br/

Nenhum comentário: