terça-feira, março 22, 2011

Chance de qualificação


Parceria entre o Ministério do Trabalho e a Prefeitura do Rio, projeto oferece 79 cursos de aprimoramento profissional em seis áreas. Aulas incluem cidadania e português
Rio - Morador de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, Ronildo Espírito Santo da Silva, 23 anos, acordou cedo na sexta-feira passada. Desempregado e com a faculdade de Administração trancada, ele foi até uma agência da Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego (SMTE) do Rio, na Tijuca, a 30 quilômetros de casa, para tentar conseguir uma das 2.287 vagas nos cursos gratuitos de capacitação profissional do Plano Territorial de Qualificação (Planteq). “Inscrevi-me no curso de informática, pois acredito que será muito muito útil na hora de obter um novo emprego”, disse um motivado Ronildo.

Parceria do Ministério do Trabalho, que investiu R$ 2 milhões, com a Prefeitura do Rio, o Planteq é uma boa oportunidade de os jovens e trabalhadores em geral obterem capacitação profissional. São 79 cursos distribuídos em seis áreas de atuação: alimentação, comércio, construção civil, hospitalidade, informática e tecnologia da informação.

Além de contarem com o treinamento gratuito, os alunos ganharão material didático, vale-transporte (ida e volta) e lanche, durante os seis meses de curso. A carga horária será de 200 horas/aula.

“Com o ‘boom’ do emprego em todo o País, há uma carência enorme de mão de obra qualificada. Os cursos vêm cumprir a função de qualificar o trabalhador para atender à necessidade do mercado”, destaca o secretário municipal de Trabalho e Emprego do Rio, Augusto Ribeiro.

Cidadania

Ribeiro alerta, no entanto, que só a qualificação não garante a conquista do posto de trabalho. Segundo ele, o profissional deve ter uma boa base educacional para poder se manter no emprego.

“Após os cursos, fazemos os encaminhamentos para as empresas, mas alguns não conseguem o emprego, por não saberem se portar na função ou, até mesmo, escrever corretamente”, diz.

Para suprir a deficiência dos candidatos, cerca de 40 horas do Planteq são destinadas exclusivamente às aulas de orientação social, com aulas de cidadania, reforço de português e de matemática.

Estado abre vagas para cursos em petróleo

Para se inscrever nos cursos do Planteq, os candidatos devem se dirigir às agências da Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego do Rio, portando os documentos pessoais. As inscrições ocorrem até o dia 8 de abril. Mais informações pelo site www.rio.rj.gov.br/web/smte.

Já a Secretaria Estadual de Trabalho e Renda do Rio de Janeiro anunciou, na sexta-feira passada, que, a partir de maio, serão iniciados os cursos de capacitação do Plano Setorial de Qualificação Profissional (Planseq) para atender ao Complexo Petroquímico de Itaboraí (Comperj).

Os primeiros cursos capacitarão 2.660 alunos para o setor da construção civil. Até 2014, a previsão é qualificar 37.745 profissionais de diversas áreas para atuar na produção e montagem industrial de petróleo e gás. Haverá turmas em várias cidades do estado. Mais informações no site www.trabalho.rj.gov.br.

Fonte: http://odia.terra.com.br/

Nenhum comentário: