quarta-feira, fevereiro 16, 2011

VENEZUELA AFIRMA TER MAIOR RESERVA DE PETRÓLEO DO MUNDO


O ministro de Energia e Petróleo da Venezuela, Rafael Ramirez, afirmou que o seu país conseguiu certificar um volume de reservas de petróleo de 297 bilhões de barris, o que se for comprovado, pode transformar o país na maior reserva de petróleo do mundo, superando a Arábia Saudita. Essa quantia é baseada em informações da estatal venezuelana PDVSA e das empresas transnacionais que operam no país. No entanto, os números ainda necessitam da certificação da OPEP (Organização de Países Exportadores de Petróleo).

Neste tipo de associação, o Estado venezuelano é o principal acionista e quem determina o local de execução dos projetos de exploração. Com essas reservas e a esse ritmo de exploração, a Venezuela tem petróleo para mais 200 anos, afirmou o presidente venezuelano Hugo Chávez, na semana passada. A Arábia Saudita, primeiro exportador mundial, detinha até agora as reservas provadas mais elevadas do mundo, com 266 mil milhões de barris, segundo a OPEP.

De acordo com o ministro de Energia e Petróleo, a Venezuela será um país centenário na produção de óleo, mas, diferente de muitos países que esgotaram sua base de recursos, a Venezuela seguirá ampliando sua base de recursos. Do total de 297 bilhões de barris, 220 bilhões estão na faixa petrolífera do Orinoco, cuja reserva estimada pode superar os 319 bilhões de barris e é considerada a maior jazida petrolífera do mundo.

Pré-sal impulsiona reservas no Brasil

No Brasil, com as áreas já descobertas e ainda em fase de avaliação, a Petrobras calcula reservas de 16,8 bilhões de barris. O petróleo descoberto somente pode ser incorporado às reservas quando definido o seu volume com tecnologia existente para sua extração. No ano passado foram produzidos 869 milhões de barris que resultaram num aumento de 1,121 bilhão de barris de óleo e gás às reservas de 2009 (14,865 bilhões de boe).

Em nota enviada ao mercado, entre as principais incorporações da Petrobras em 2010 estão as descobertas dos campos de Lula (ex-Tupi) e Cernambi (ex-Iracema), na bacia de Santos; os campos de Marlim e Pampo, na bacia de Campos, além de novos volumes nos campos de Barracuda, Caratinga e Marlim Leste. A empresa destacou ainda o projeto de aumento de recuperação de petróleo nos campos Roncador, Marlim Sul, Albacora Leste e Marlim Leste, assim como Marimbá e Maromba, todos na bacia de Campos. Também contribuiu o projeto de recuperação realizado no campo de Urucu, na Amazônia.

Fonte: http://www.nicomexnoticias.com.br/

Nenhum comentário: