quarta-feira, fevereiro 09, 2011

Navio e submersível iniciam pesquisa no mar capixaba


Trazidas pelo grupo capixaba Cepemar, as embarcações vão revolucionar a pesquisa oceanográfica e ambiental

O navio de pesquisa R/V Seward Johnson e o submersível Sea Link 2 deixam o porto de Vitória hoje (08), para realizarem um monitoramento ambiental costeiro e oceânico nos mares capixabas. A embarcação, inédita no país e trazida pelo grupo capixaba Cepemar, leva a bordo algumas das tecnologias mais avançadas para pesquisa oceanográfica e ambiental do mundo.

O Seaward Johnson chegou ao Espírito Santo em dezembro de 2010, tendo em seguida partido para a região de Abrolhos, no sul da Bahia, para uma expedição científica, onde permaneceu até o dia 27 de janeiro deste ano.

Com 62 metros de comprimento e 3,6 de calado, o navio oceanográfico é equipado com o que mais interessa aos pesquisadores: tecnologia de ponta para a coleta de dados biológicos, químicos, oceanográficos, geológicos e meteorológicos, laboratórios bem equipados para a realização de análises a bordo e acomodações completas e confortáveis. Com autonomia de 30 dias e um raio de ação de 6.000 milhas náuticas, o Seward Johnson é capaz de realizar travessias e cruzeiros de longa duração sem necessidade de interrupção dos trabalhos.

O submersível Sea Link 2 é dotado de tecnologia inédita no país, permitindo que os pesquisadores realizem mergulhos a até 900 metros de profundidade, observando o fundo do mar a olho nu. Além disso, é possível realizar a coleta de amostras de sedimentos e biológicas, bem como a realização de filmagens e fotografias, permitindo uma completa caracterização ambiental.

Em Abrolhos, a equipe multidisciplinar recrutada pela Cepemar, formada por nove pesquisadores brasileiros e cinco observadores internacionais, teve a oportunidade de conhecer a embarcação e o submersível, além de coletar dados preliminares sobre corais de média e alta profundidade com o objetivo de subsidiar futuros projetos científicos na região.

Após a expedição em Abrolhos a embarcação fica à disposição da Petrobras, que contratou o Grupo Cepemar e o navio para realizar uma pesquisa do ambiente marinho ao longo do litoral brasileiro. Os trabalhos serão iniciados no Espírito Santo e passarão pelas bacias de Campos (RJ) e Santos (SP), com algumas atividades em outros locais de norte a sul do país.

Fonte: http://navalbrasil.com/

Nenhum comentário: