segunda-feira, janeiro 24, 2011

Prefeitura de Macaé, no RJ, adota e-mail na nuvem


Macaé, cidade localizada na região Norte do Rio de Janeiro e pólo da produção de Petróleo no Estado, é a mais nova usuária de serviços de comunicação no modelo de computação na nuvem.

A prefeitura municipal - com o planejamento de dobrar o número de contas corporativas de e-mail de 500 para 1000 - trocou de provedor e adotou a plataforma Microsoft Exchange. Até então, a prefeitura possuía apenas 520 contas básicas de e-mail corporativo para aproximadamente 20 mil funcionários.

De acordo com o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Carlos Augusto Garcia Assis, a troca de prestador de serviços se fez necessária para ampliar a oferta da ferramenta para um maior número de funcionários. A qualidade do produto também pesou na escolha.

"O nosso antigo provedor apresentava constantes paradas de serviço, ocasionando grandes prejuízos à Prefeitura. Também havia muita lentidão no acesso às contas e não tínhamos backup de informações”, recorda. Além da nova plataforma MS, o município também contratou a Alog Data Centers.

Hoje, com a solução na nuvem, a prefeitura de Macaé passou a ter acesso as funções básicas de e-mail, além de um ambiente de colaboração. “Com o Exchange nossos problemas de instabilidade no serviço de e-mail foram resolvidos, conseguimos ter o backup das informações por um período de 15 dias, o que é um grande diferencial”, pontua o secretário de C&T de Macaé. Os valores do contrato não foram revelados.

Fonte: Cloud Computing

Nenhum comentário: