domingo, janeiro 09, 2011

Descobertas importantes reservas de petróleo


As novas descobertas petrolíferas feitas na Líbia durante o ano passado geraram cerca de dois milhões de barris de petróleo e 2.360 mil milhões de pés cúbicos de gás para as reservas certificadas do país, anunciou na quarta-feira a Companhia Líbia de Petróleo (NOC). Num relatório divulgado no seu site na Internet, a NOC indica que as quantidades de petróleo e de gás descobertas ultrapassam as produções do país para este ano, susceptíveis de manter o equilíbrio do nível das reservas. O documento divulgado no termo da cerimónia de inauguração da produção dos poços no bloco MN.
Na bacia de Ghadamès, no oeste do país, foram preparados e estão prontos para a perfuração 15 sítios, com reservas estimadas em cerca de 240 milhões de barris, além dos 123 milhões de pés cúbicos de gás.
O relatório sublinha que 36 outros sítios promissores, cujos resultados dos estudos técnicos e geológicos estão a ser confirmados para perfuração, dispõem de enormes reservas de petróleo e gás. A NOC indica que as obras estão em curso para o desenvolvimento de outros poços, sendo os mais importantes o Sultan, NC4 e NC101.
O poço MN.100, cuja promoção foi incumbida à empresa Khalij Al-Arabi, tem uma produção estimada em 20 mil barris por dia durante este ano.
A Líbia, que possui reservas de petróleo estimadas em cerca de 60 mil milhões de barris e de gás, avaliadas em 1,5 triliões de metros cúbicos, mantém uma produção petrolífera entre 1,3 e 1,7 milhões de barris/dia e as autoridades ambicionam elevá-la para três milhões barris/dia e 2.600 milhões de pés cúbicos de gás por dia, lê-se no comunicado.

Fonte: http://jornaldeangola.sapo.ao

Nenhum comentário: