sexta-feira, janeiro 28, 2011

28 de janeiro - Dia do Portuário




Sampling Planejamento investe em treinamentos para esses profissionais

Dia 28/01, comemora-se o Dia do Portuário. As homenagens tiveram início com a Carta Régia assinada por Dom João VI, em 28 de janeiro de 1808. Desde então, festejos em alusão à abertura dos portos brasileiros ao comércio exterior são realizados no Brasil. A atividade ou trabalho portuário advém do transporte marítimo e entra no contexto logístico para a atividade mercantil.

No Brasil, as Companhias Docas e a categoria celebram a data com feriado. Mas, mais que descansar, o trabalhador portuário precisa investir em capacitação e treinamento. E o desempenho logístico-portuário precisa melhorar. Em 2010, o Instituto Ilos realizou uma pesquisa com 300 empresas clientes de operadores logísticos que atuam no Brasil, que consideraram a infraestrutura do País apenas regular, avaliando-a com nota de 5,2, numa escala de 0 a 10. O modal aéreo conquistou a melhor nota (6,6) e o ferroviário foi o que teve a pior avaliação (4,2).

Visando contribuir para a qualidade de serviços prestados pelos portuários no país, a Sampling Planejamento – empresa que presta consultoria e treinamentos nas áreas marítimas, petrolífera e saúde ocupacional - aposta na tecnologia para formar profissionais capacitados para as mais diversas situações.

Além de oferecer treinamentos em parceria com a Virtualy em um Centro de Simulação de Guindastes Portuário e Offshore, primeiro no Brasil com tecnologia 3D. O cenário virtual conta com simuladores para operação em guindastes de diferentes modelos entre eles, Guindaste de Bordo, Portainer, Ponte Rolante, caminhões, além de um simulador de combate a incêndio. Os equipamentos emitem sons e condições meteorológicas baseadas em reproduções de ambientes dos portos brasileiros entre os quais estão o de Santos, do Rio de Janeiro e Portocel, no Espírito Santo.

“O treino pode melhorar a condição de trabalho. Ao exercitar no simulador com situações reais o operador aprende a planejar e visualizar previamente riscos que podem ocorrer na execução do transporte de cargas. Evita-se assim riscos de morte, dano ao conteiner, navio guindastes e caminhões de carga. Treinar é mais que importante, é fundamental”, afirma o presidente da Sampling Planejamento, Rodolfo da Silva Pereira.

A empresa também realiza cursos rápidos que visam preparar profissionais capacitados para suprir a falta de mão de obra no mercado onshore. Com o mercado brasileiro detendo a quinta maior carteira de encomendas do mundo de navios petroleiros, a geração de oportunidades de trabalho também amplia vertiginosamente em terra firme.

“O curso básico Segurança Onshore (BSO) tem carga horária de 8 horas. O treinamento tem como objetivo atender demandas de mercado. Nele os alunos aprendem a desenvolver atitudes prevencionistas nos seus postos de trabalho a fim de evitar acidentes e na eventualidade, sejam capazes de tomar medidas imediatas quando confrontados com uma situação de emergência”, completa o diretor de Operações da Sampling, Fernando Quintella.

Fundada em 1993, a Sampling tem sua sede no bairro de Copacabana, Rio de Janeiro, e os Centros de Treinamento em Duque de Caxias, Macaé, Rio das Ostras e Vitória. A empresa ainda possui certificações e reconhecimentos como a NORMAM 24, da Marinha do Brasil, OSHAS 18001 e ISO 14001 da BVQI, Licença de Operação da FEEMA, Prêmio Qualidade Brasil 2009, Prêmio Qualidade América do Sul 2009, Prêmio Top of Quality 2009 e Latin American Quality Awards.

Serviço:
Sampling Planejamentos– Matriz - Av. Pricesa Izabel, 323 – 6º andar, Copacabana – Rio de Janeiro – Cep. 22.011 – 010 Tel: (21) 3820-1900. Site: www.sptac.com.br
Sampling Macaé - Rua 1, 101 Lt 186 Qd 10 Jardim Guanabara, Macaé/RJ. Tel.: (22) 2791-9005 Site: www.sptac.com.br
Sampling Duque de Caxias - Rod. Washington Luiz, 16481 - S. Judas Tadeu, Duque de Caxias/RJ. Tel.: (21) 2776.1010. Site: www.sptac.com.br
Sampling Vitória - Av. Nossa Senhora da Penha, 1495 - Loja 23, Tel.: (27) 3338.8555. Site: www.sptac.com.br.

Fonte: http://www.clickmacae.com.br/

Nenhum comentário: