quinta-feira, novembro 04, 2010

Revisão de estimativas no pré-sal na Bacia de Santos precisaria de novos testes e conclusão de poços, afirma Petrobras


A Petrobras destacou nesta quarta-feira que é relevante a conclusão dos poços e realização de testes de longa duração, antes de revisar para cima as estimativas de volume de petróleo em áreas do pré-sal. Na terça-feira, a petrolífera britânica BG Group - sócia da brasileira em áreas da Bacia de Santos - divulgou comunicado no qual revê para cima as estimativas de reservas de petróleo para os campos de Tupi, Iracema e Guará.

A nova estimativa é de 10,8 bilhões de barris de óleo equivalente (inclui óleo e gás), 34% sobre a estimativa média anterior de 8,1 bilhões de barris para os três campos.
A informação não foi confirmada pela Petrobras no dia e hoje a empresa divulgou uma nota oficial na qual informa julgar importante a conclusão dos poços que estão em perfuração na área do Plano de Avaliação de Tupi, antes da divulgação de informações adicionais sobre volumes recuperáveis (que podem ser extraídos) em Tupi e Iracema.

Já na área do Plano de Avaliação de Guará, a Petrobras considera importante a perfuração de novos poços de delimitação e a realização de um Teste de Longa Duração para a revisão da estimativa de volume anunciada.

A estatal reforça ainda que a nova estimativa feita pela BG não constitui uma divulgação dos Consórcios responsáveis pela operação dos blocos. De acordo com a Petrobras, as informações são de responsabilidade da BG e foram respaldadas por relatório de empresa de consultoria contratada unicamente pela BG.

Sendo assim, a Petrobras reitera as estimativas já divulgadas de 5 a 8 bilhões de barris de óleo equivalente recuperável em Tupi e Iracema (Bloco BM-S-11) e de 1,1 a 2 bilhões de barris de óleo equivalente recuperável em Guará (Bloco BM-S-9). A companhia informou à BG Group a necessidade de cumprimento das regras estabelecidas no Contrato de Operações Conjuntas (Joint Operations Agreement).

Fonte: http://oglobo.globo.com/

Nenhum comentário: