Navio-plataforma produzirá até 100 mil barris por dia, na fase comercial.
A Petrobras comemorou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a entrada em operação do navio-plataforma Cidade de Angra dos Reis, primeiro sistema definitivo de produção instalado na área de Tupi, no pré-sal da Bacia de Santos. A nova plataforma está conectada, inicialmente, ao poço RJS-660, que será testado tecnicamente até a Declaração de Comercialidade (DC) da jazida, prevista para o final de dezembro, quando estará concluída, também, a sua interligação a outros poços produtores e a área de Tupi entrará na fase de desenvolvimento da produção.
Além do presidente da República, participaram da cerimônia na Base Aérea do Galeão, o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, e vários diretores da companhia e outras autoridades como o governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral, senador Aloízio Mercadante (PT/SP), entre outros.
Lula inaugurou produção comercial do pré-sal e prevê que século 21 será do Brasil- “a extração do primeiro óleo do sistema definitivo da área do pré-sal de Tupi, na Bacia de Santos, o século 21 será “inexoravelmente o século do Brasil e da América Latina”, avalia Lula. Para ele o país não soube aproveitar oportunidades no século passado.
“Eu digo sempre que o Brasil jogou fora o século 20, nós não soubemos aproveitar corretamente o século 20. As oportunidades apareciam, a gente jogava fora, muitas vezes por descrença, por complexo de inferioridade”, frisa o presidente.
Lula afirmou que a Petrobras será sempre um indutor do crescimento do país. “A Petrobras será sempre uma espécie de guia do crescimento do Brasil. Se a Petrobras não estiver bem, o Brasil não estará tão bem. Mas se a Petrobras estiver bem, eu acho que o Brasil estará sempre muito bem”.
“ A nossa Petrobras possui os melhores engenheiros e geólogos do mundo, que vem mostrando competência e qualidade nos trabalhos em torno do pré-sal, por exemplo”, lembra Lula.
“E devemos sempre lembrar que o Rio de Janeiro tem o melhor Centro de Pesquisas (CENPES) do mundo, e foi desenvolvido pelos profissionais da Petrobras, o que significa soberania, competência, e tecnologia”, sustenta Lula.
O século 21 é do Brasil e não podemos perder a oportunidade, vamos elevar o Brasil como uma das maiores potências do mundo a partir do pré-sal”, indica o presidente Lula.
Ao desembarcar na Base Aérea do Galeão, proveniente do Campo de Tupi, o presidente fez um rápido pronunciamento e confirmou que seguirá para a Argentina, para participar do velório do ex-presidente argentino Nestor Kirchner. A viagem foi antecipada a pedido da presidente da Argentina, Cristina Kirchner, que manifestou a intenção de levar ainda hoje o corpo do marido para a cidade natal.
“É um companheiro por quem tenho um profundo respeito, porque conseguiu tirar a Argentina do buraco”, disse Lula.
Fonte: http://www.revistafator.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário