sexta-feira, setembro 10, 2010

ArcelorMittal que reduz custos e eleva produtividade de programas de saúde e segurança do trabalho

Criada em 2006 com a fusão da Arcelor e Mittal Steel, a ArcelorMittal é a maior empresa mundial de aço, com operações em 61 países ao redor do mundo. Em 2009, produziu mais de 73 milhões de toneladas de aço – cerca de 6% da produção global total. As operações na subsidiária brasileira não são menos impressionantes. Prova disso, é que a ArcelorMittal Brasil S.A. possui 28 unidades industriais e uma capacidade de produção anual que supera 14 milhões de toneladas de aço bruto.

Essa presença exige um alto nível de responsabilidade corporativa em todas as suas atividades. Assegurar o bem-estar dos funcionários contratados e terceirizados é um valor fundamental da empresa. Com o objetivo claro de evitar qualquer acidente, a saúde e a gestão de segurança (SESMT), Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, são prioridades. No entanto, na ArcelorMittal Brasil, a gestão eficaz do (SESMT) era um desafio até então impraticável para filial devido ao seu rápido crescimento e desenvolvimento.
Antes de implantar a solução da SAP, a empresa possuía cinco grandes soluções para SESMT em suas distintas regiões e áreas de atuação. Essa coleção de soluções era complexa, de difícil integração com outros sistemas corporativos e com manutenção muito cara. A ArcelorMittal Brasil identificou a necessidade de adotar uma solução única e integrada de gestão para lidar com as normas de segurança e as leis de trabalho em suas diversas localidades.
Garantindo uma implementação de aço sólido
Para encontrar a melhor solução, a empresa analisou exaustivamente as suas operações no Brasil e na Argentina: as necessidades particulares relacionadas a SESMT, as infraestruturas existentes e os custos de manutenção. Depois, os líderes da empresa avaliaram as alternativas existentes, incluindo o uso de softwares implantados em outras partes da companhia ou o desenvolvimento de uma solução interna própria. Por fim, escolheram o aplicativo SAP ® Environment, Health and Security Management (SAP EHSM). Sua capacidade de perfeita integração com as demais soluções SAP que já estavam em uso na companhia foi um fator essencial para a escolha.
Diante de uma abordagem alinhada às melhores práticas, a ArcelorMittal do Brasil aproveitou a oportunidade para repensar os seus processos. Isso permitiu à empresa eliminar controles ineficientes e evitar a complexidade inerente às suas operações. Os executivos da empresa também estavam determinados a utilizar os melhores profissionais para ajudar a gerenciar um projeto tão importante. Isso significou trazer um consultor com experiência em implantações SAP EHSM em outras empresas brasileiras. Além disso, a ArcelorMittal Brasil organizou visitas técnicas às empresas para permitir que os médicos e gestores discutissem os desafios de abraçar uma nova solução.
Com base na metodologia SAP, a ArcelorMittal Brasil realizou o lançamento do projeto de SAP EHSM tanto no Brasil quanto na Argentina. Contou com a revisão de todos os processos da companhia e foi colocado em operação em duas fases, dentro do tempo e orçamento previamente estabelecidos.

Fonte: http://www.portalnaval.com.br/

Nenhum comentário: