sábado, junho 12, 2010

Software analisa emoção de usuário em site


SÃO PAULO - Cientistas canadenses estão desenvolvendo um software que pode medir a resposta emocional das pessoas a um site.

O objetivo da equipe liderada pelo professor Aude Dufresne, da Universidade de Montreal, é auxiliar as empresas á melhorar a experiência online de seus usuários.
O novo software para avaliar a resposta biológica dos internautas mede temperatura corporal, pressão, batimentos cardíacos, movimento dos olhos e expressões faciais para entender como eles se relacionam com atividades online.

A tecnologia está sendo testada no Bell User Experience Centre. A gigante das telecoms irá usar a tecnologia da universidade para investigar como as pessoas reagem aos sites.

As informações coletadas fornecem dados sobre estresse e relaxamento. Os batimentos do coração podem ajudar a identificar respostas negativas ou positivas quando a pessoa visualiza determinada área.

Em testes com o site da Amazon, por exemplo, os pesquisadores notaram que as pessoas passam mais tempo olhando os comentários dos livros do que o restante das informações sobre ele. No entanto, suas reações são mais intensas quando estão olhando para as descrições.

Esse tipo de informação, segundo a equipe, é crucial numa era em que o e-commerce se multiplica. Cada vez mais, as empresas precisam levar em conta as emoções dos usuários - uma vez que os consumidores nem sempre tomam decisões racionais ou motivadas pela simples utilidade do produto.




Fonte: http://info.abril.com.br/

Nenhum comentário: