sexta-feira, janeiro 01, 2010

Facebook e Twitter sofrerão mais em 2010


A McAfee apontou em mais uma previsão que o Twitter e o Facebook serão as redes sociais preferidas dos criminosos virtuais em 2010.


De acordo com o “Relatório de Previsões sobre Ameaças” liberado pela empresa, os ataques devem se concentrar nos aplicativos de terceiros como jogos, por exemplo.
As ameaças devem aparecer principalmente no formato de cavalos de troia e botnets mais complexos e difíceis de serem detectados.
“Na última década, observamos uma grande melhoria na capacidade de monitorar a rede, de detectar e deter os ataques de cibercrime”, afirma Jeff Green, vice-presidente sênior do McAfee Labs. “Atualmente, enfrentamos ameaças emergentes originadas de um crescimento explosivo das redes sociais e da utilização mal-intencionada de aplicações populares e de técnicas mais avançadas por parte dos cibercriminosos. Contudo, estamos confiantes de que 2010 será um ano de sucesso para a comunidade de segurança cibernética”, diz.
O documento aponta que o excesso de confiança nos contatos é um dos grandes chamarizes para sites contaminados com códigos maliciosos. Usuários do Facebook e do Twitter já sofreram com invasão de contas e spam contendo links perigosos enviados por robôs.
Outro ponto levantado pela McAfee é o uso de URLs abreviadas, muito populares nesses sites. Segundo a empresa, elas impedem que o usuário veja o endereço real, podendo eventualmente cair em armadilhas.
O que esperar de 2010

Além das redes sociais, os especialistas da McAfee também divulgaram outras áreas e produtos que devem ficar de olho na segurança.
Uma delas é a evolução de programas e padrões, como o caso da chegada do HTML 5. Além de criar mais opções para os usuários da web, o padrão poderá trazer também novos desafios e recompensas para os crackers que souberem lidar com sua capacidade de lidar com aplicações.
A empresa de segurança também aponta os riscos dos cavalos de troia bancários. A tendência é de que eles aumentem nos próximos meses. “As novas técnicas incluirão a capacidade que os cavalos de Tróia em sistemas bancários terão de interromper de forma inadvertida uma transação legítima para efetuar retiradas não autorizadas”, informa o estudo.
Além disso deve haver um crescimento na estrutura das botnets, responsáveis por escravizar computadores infectados por malware. O modelo ponto a ponto deve substituir o modelo de servidor, por ser mais eficiente e segura para os criminosos.
Mas nem tudo é negativo nas previsões da McAfee. Os especialistas citaram o desempenho das autoridades responsáveis pela segurança na rede e afirma que haverá mais sucessos em processos contra ladrões de dados.

Nenhum comentário: