segunda-feira, dezembro 27, 2010

Equipamentos de Cabeça de Poço


São responsáveis pela ancoragem da coluna de produção, pela vedação entre a coluna e o revestimento e pelo controle de fluxo de fluidos na cabeça do poço.

l Cabeça de produção.
– Carretel com dois flanges e duas saídas laterais (kill e choke lines).
– Suspensor da coluna de produção.

Árvore de natal convencional (ANC).

– Conjunto de válvulas tipo gaveta (acionamento hidráulico, pneumático e manual) para permitir o fluxo controlado do óleo.
– Duas válvulas mestras com a função de fechamento do poço.
– Uma válvula lateral com a função de controlar o fluxo do poço, direcionando para a linha de surgência.
– Uma válvula lateral com abertura regulável para controlar a vazão de produção.
– Uma válvula de pistoneio para permitir a descida de ferramentas dentro do poço.

Árvore de natal molhada (ANM).

– Equipamento instalado no fundo do mar, constituído por válvulas tipo gaveta, linhas de fluxo, sistema de controle interligado a um painel localizado na plataforma de produção.

– Diver Operated (DO): operada por mergulhador.
– Diver Assisted (DA): assistida por mergulhador.
– Diverless (DL): operado sem mergulhador.
– Diverless lay-away: operada sem mergulhador.
– Diverless guidelineless: operada sem mergulhador e sem cabos guias.

Fonte: Curso Téc. em Petróleo e Gás - CTEAD

2 comentários:

Sidney Carvalho disse...

Cara legal o seu blog. Eu faço curso de petróleo e gás no Senai em Lauro de Freitas Ba. Eu gostaria de saber de você como é o processo seletivo de uma empresa de grande porte ? como a Schahin. meu email é sidneycarv@gmail.com obrigado !

Sidney Carvalho disse...

Cara boa noite! Legal o seu blog eu gostei bastante. Vi que você é apaixonado pelo que gosta. Eu estou fazendo Petróleo e também estou me apaixonando pela área. Eu gostaria de saber como é o processo seletivo de uma grande empresa como é o caso da Schahin ?