quarta-feira, dezembro 15, 2010

Árvore de Christmas (poço de óleo)


Árvore de Christmas (poço de óleo)
Em petróleo e gás natural extração, a árvore de christmas é um conjunto das válvulas, dos carretéis e dos encaixes para poço de óleo, nomeado para sua semelhança a a árvore decorada. O termo de “árvore Christmas” tem-se transformado agora algo de um misnomer enquanto a complexidade aumentou e mais freqüentemente estão manufaturados de um único bloco do aço melhor que feitos das junções flangeadas múltiplas. Especialmente em aplicações subsea a semelhança já não existe dado os sistemas do frame e de sustentação em que o bloco principal da válvula é integrado. É também mais usual agora determinar “a árvore Subsea” ou da “a árvore superfície”.

A função de uma árvore de christmas é a ambos impede a liberação de óleo ou gás de um óleo bem no ambiente e para dirigir e controlar também o fluxo de líquidos de formação do poço. Quando o poço está pronto para produzir o óleo ou o gás, as válvulas estão abertas e a liberação dos líquidos de formação é permitida através de um encanamento que conduz a a refinaria, ou a uma plataforma ou a uma embarcação do armazenamento (sabida como uma embarcação Offloading flutuando do armazenamento da produção (e) ou FPSO).

Pode também ser usado controlar a injeção da aplicação da injeção do gás ou da água em um poço nenhum-produzindo a fim sustentar volumes do “produtor”. Em poços de gás natural, a árvore de Christmas pode ser equipada com um lubrificador/conjunto do prendedor para travar um atuador mecânico que retorne à superfície aos líquidos desobstruídos da tubulação da tubulação.

Em produzir a injeção dos poços dos produtos químicos ou dos álcoois ou dos distillates do óleo para resolver problemas da produção (tais como bloqueios) pode ser usado. A funcionalidade pode ser estendida mais mais usando o módulo de controle em uma árvore subsea monitorar, medir e reagir às entradas do sensor na árvore ou nivelar abaixo o furo bom. Crucial à segurança a árvore controlará provavelmente também válvula de segurança do downhole.

Árvores de Christmas são usados em ambo o subsea (os limites técnicos atuais estão até ao redor 3000 medidores e a umas temperaturas trabalhando do °f -50 a 250°f com uma avaliação da pressão até 15,000psi) e de superfície wellheads e ambos estão disponíveis em uma escala larga dos tamanhos e as configurações, tais como a capacidade baixa ou de alta pressão e capacidade escolhem ou dos múltiplo-conclusões ou horizontal ou vertical em sua linha central preliminar do furo da válvula.

Árvore de Christmas contra a árvore de Xmas
É reconhecido geralmente pratica em muitas áreas para consultar o período o nome como de “a árvore Xmas”, na linha (desde o 16o século ou mais cedo) da abreviatura difundida para o “Christmas”.


Válvulas
Uma árvore de superfície típica terá quatro válvulas, arranjadas normalmente em um tipo teste padrão do crucifix (daqui a resistência do termo de “árvore Christmas”). As duas válvulas mais baixas são chamadas as válvulas mestras (superior e mais baixo respectivamente) porque se encontram no trajeto do fluxo, de que os líquidos bons devem fazer exame para começar aplainar. A válvula mestra mais baixa será operada normalmente manualmente, quando a válvula mestra superior frequentemente for atuada hidraulicamente, permitindo que seja meios preliminares do controle bom do quarto de controle. As válvulas hidráulicas são também failsafe, significando elas requerem a pressão hidráulica ativa permanecer abertas.

A válvula righthand é chamada a válvula da asa do fluxo ou a válvula da asa da produção, porque é nominal no flowpath os hidrocarbonetos faz exame à produção (ou a água ou o gás do trajeto fará exame da produção bem dentro à caixa de poços de injeção). É atuado hidraulicamente demasiado.

A válvula da mão esquerda é chamada a válvula da asa da matança. É usado somente para a injeção dos líquidos tais como inibidores ou metanol da corrosão impedir a formação do hydrate. No mar norte, é chamado o braço lateral non-active (NASA). É operado tipicamente manualmente.

A válvula no alto é chamada a válvula do cotonete e encontra-se no trajeto usado para intervenções boas como wireline e tubulação coiled. Para tais operações, um riser é equipado acima no alto da árvore e o fio ou a bobina são abaixados através do riser, após a válvula do cotonete e no poço. Esta válvula é operada tipicamente manualmente.

Algumas árvores têm uma segunda válvula do cotonete, os dois arranjaram um no alto do outro. A intenção é reservar equipar abaixo o equipamento do alto da árvore com fluir bom ao ainda preservar Régua de duas barreiras. Com somente uma única válvula do cotonete, a válvula mestra superior é fechada geralmente para agir bem como a segunda barreira, forçar para ser fechado dentro para baixo por um dia durante operações do equipamento. Entretanto, evitar a produção retardada por um dia é geralmente um ganho demasiado pequeno para valer a pena a despesa extra de ter uma árvore de Xmas com uma segunda válvula do cotonete.

Fonte: http://www.worldlingo.com/

Nenhum comentário: